Com a chegada de mais 221, Brasil ultrapassa 2 mil repatriados do Líbano

Repatriados nono voo | Foto: divulgação/FAB

Chegaram ao Brasil, nesta terça-feira (29), às 5h55 (horário de Brasília), mais 221 passageiros e 1 animal de estimação na aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo chegou à Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP) e faz parte da Operação “Raízes do Cedro”, com resgatados do conflito entre o Hezbollah e o Exército israelense, no Líbano. 

É o nono voo com brasileiros, e seus familiares, que estavam no Líbano e pediram para voltar ao Brasil. Ao todo, já voltaram ao país 2.098 pessoas e 22 animais de estimação trazidos da região em conflito no Oriente Médio. O Itamaraty afirmou que recebeu cerca de três mil solicitações para embarque de repatriações.

A Operação Raízes do Cedro é promovida pelos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, teve início em 5 de outubro, com o acirramento do conflito no Oriente Médio. 

A operação conta também com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, mantém contato com brasileiros e seus familiares próximos para atendimento de assistência consular, verificação da necessidade de organizar os voos de repatriação.

O governo brasileiro ainda ressalta o alerta para as orientações de segurança das autoridades libanesas, sendo que aqueles com disponibilidade de recursos procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, com a realização de 26 voos diários da companhia libanesa Middle East Airlines.

Relacionados.

“Tendência mundial”, diz Alckmin ao defender redução da jornada de trabalho 6×1

Agências bancárias não terão expediente nos feriados dos dias 15 e 20 de novembro

Ministro sobre PEC que altera jornadas de trabalho: “Plenamente possível e saudável”