Brasília e as regiões do Distrito Federal registraram, nesta sexta-feira (4), mais um recorde de alta temperatura, com os termômetros marcando 36,9°C na Estação Meteorológica de Ponte Alta, localizada no Gama.
O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade relativa do ar atingiu 11%, um valor considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, o nível ideal de umidade está entre 50% e 60%. Quando o índice fica abaixo de 12%, é decretado estado de emergência na região.
A Defesa Civil do Distrito Federal emitiu um alerta de perigo devido à baixa umidade do ar, que pode impactar atividades do dia a dia, como a realização de aulas, além de oferecer riscos à saúde de seres humanos e animais.
Além do recorde de temperatura, o DF também atingiu um novo marco nesta sexta-feira: são 164 dias sem chuvas, a maior estiagem já registrada na capital federal. A seca de 2024 foi responsável por outros extremos, como a umidade mínima de 7% registrada em 3 de setembro na mesma estação de Ponte Alta.
De acordo com o Inmet, a previsão é que as chuvas retornem à região apenas no meio da próxima semana.