GPS Brasília comscore

Coluna Explora | Um mergulho no mundo árabe

Hotéis suntuosos, sabores incríveis e cultura riquíssima: descubra o que há de mais incrível no Catar, que vai além de ser apenas o país sede da copa

Compartilhe:

Mais que o destino da próxima **Copa do Mundo**, o Mundial colocou o **Catar** em destino-desejo para os amantes de viagens **espetaculares** pelo mundo – não há a necessidade de vistos para brasileiros. E o país árabe surpreende pelo **luxo**, que começa ainda no avião. Com voo direto de São Paulo a Doha, a **Qatar Airways** mostra por que foi eleita a **Melhor Companhia Aérea do Mundo** e a **Melhor Classe Executiva do Mundo** – com poltronas que viram até cama de casal. Passadas as 14 horas que ligam uma cidade a outra, a hora é para imergir na cultura catari. **Boa viagem!**

![Primeira Classe Qatar Airways (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/colunamarcella_foto03_78179fc66a.jpg)

**Noites memoráveis**

Com a inserção do país no mapa do turismo mundial, grandes redes hoteleiras inauguraram hotéis em Doha. Não será difícil encontrar uma hospedagem à altura da experiência cultural em terras catares. Hospedar-se no **Mandarin Oriental Doha** é um convite para assistir ao pôr do sol na piscina que fica na cobertura. Já o **Mondrian Doha**, obra do designer holandês **Marcel Wanders**, é ultramoderno e esbanja sofisticação em seus 26 andares. Se quer privacidade, o **Four Seasons Hotel Doha** tem sua praia privativa, cinco piscinas interiores e exteriores para todas as idades e jardins exuberantes. A vibe cool e de agito fica por conta do instagramável **W Doha Hotel and Residences**, extravagante e divertido, que abriga duas das mais badaladas casas noturnas da cidade. O impacto arquitetônico fica por conta dos hotéis **Fairmont** e **Raffles Lusail Hotel & Residences**, no **Katara Towers**, que parece as espadas árabes do selo nacional do Catar e é o mais emblemático edifício da cidade. Entretanto, se você quer um pouco mais de história – mas não menos luxo –, a dica é o icônico Bismillah Hotel, o mais antigo de Doha, que remonta à década de 1950, quando era utilizado por comerciantes estrangeiros.

![Mondrian Doha (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/colunamarcella_foto06_cb484fd978.jpg)

**A pérola**

Se no passado a região era um local de busca por pérolas, hoje a ilha artificial **Pearl** tornou-se uma pérola da arquitetura. Seja pelos canais inspirados em Veneza, na Itália, ou pelos complexos residenciais e condomínios de luxo, a região hoje é um **cartão-postal** de Doha. Shoppings, restaurantes e hotéis encantam pela arquitetura que traz uma imersão em outras culturas, junto ao seu estilo moderno e futurista. É um reflexo do que o país árabe tem vivido nos últimos anos, de trazer luxo e modernidade sem perder a sua essência. Separe um tempo livre para se perder pela região.

@thepearlqatar

**O mercado pulsante**

Claro que o luxo se faz presente em Doha, com a presença das _labels_ mais famosas do mundo. Mas também é muito interessante conhecer a cultura e hábitos locais e um dos melhores lugares para fazer isso é o **Souq Waqif**, que traz produtos cataris para quem quer imergir no universo árabe. No antigo mercado de Doha é possível comprar desde _souvenirs_ para trazer na bagagem até roupas **banhadas a ouro**. Vale também experimentar algum dos restaurantes localizados na região para completar a experiência local. Separe algumas horas para se perder nesse mercado ainda pulsante – e labiríntico.

@souqwaqif

![Souq Waqif (Foto: Reprodução/Instagram)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/colunamarcella_foto05_b25e453559.jpg)

**A rosa no deserto**

Antes mesmo de entrar no **Museu Nacional do Catar** você já fica impactado com o prédio projetado pelo arquiteto francês **Jean Nouvel**. No entanto, engana-se quem pensa que a estética futurista apaga a história, que é o mais forte ali dentro – a começar pelo primeiro artefato que se vê ao entrar: **um peixe fossilizado de 400 milhões de anos**. São 11 galerias que trazem uma narrativa multimídia que proporciona uma experiência totalmente sensorial. São desde paredes esféricas, sons e até cheiros que te levam a viajar no tempo e na história, de como o país nasceu. Estilo de vida, movimentos migratórios, a colheita de pérolas – super importante antes do descobrimento do petróleo, que tornou o país hoje o mais rico do mundo. Passeio imperdível.

@nmoqatar

![Museu Nacional do Catar (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/colunamarcella_foto02_74c2b5ba7a.jpg)

**Generosidade nos sabores**

Nos últimos anos, restaurantes do país passaram a fazer parte das listas dos melhores do mundo. Difícil escolher apenas um para indicar, mas nossa sugestão é o restaurante **IDAM** (que significa “generosidade”), localizado no **Museu de Arte Islâmica** (MIA). A casa, do premiado chef **Alain Ducasse**, tem uma cozinha mediterrânea com o tempero do oriente – o resultado de 18 meses de pesquisa para encontrar os melhores fornecedores de produtos locais. O design de interiores do restaurante é de ninguém menos que **Philippe Starck**, que trabalhou as cores preto e brando para que quem reinasse no local fosse o colorido da comida. Impossível passar despercebido pela cristaleira onde estão expostos copos e taças em vidro e cristal feitas à mão, e também vale observar cada um dos lustres de design moderno. Um lugar que aguça os cinco sentidos.

@idambyalainducasse

![Restaurante IDAM (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/colunamarcella_foto04_904d4fe53e.jpg)