Categories: Especialistas

Coluna Explora | Alô, Rio de Janeiro. Aquele abraço!

Que o Rio de Janeiro continua lindo, a gente já sabe. Mas cada visita à Cidade Maravilhosa é um convite a um deleite gastronômico. Em minha última passagem pela cidade, conheci algumas casas que unem alta gastronomia, charme carioca e ambientes gostosos para desfrutar o que a cidade tem de melhor. Enjoy!

Oteque

Um dos mais disputados restaurantes do Rio de Janeiro, o Oteque merece a fama que tem. O premiado chef carioca Alberto Landgraf surpreende não apenas pelo paladar, mas pela experiência que proporciona em seu restaurante em Botafogo. Primeiro, jamais se arrisque ir até lá sem uma reserva. O local é disputado. Atende-se, em média, 650 clientes por mês. E ao visitar o restaurante é que se entende como o local está no atual ranking 50 Best, dos melhores restaurantes do mundo, e também angariou duas estrelas Michelin. A começar pelo ambiente – discreto, elegante e instigante. O menu degustação é único e a cada vez que você for lá, ele pode ser diferente. Opte pelo menu harmonizado, onde a cada etapa o sommelier traz a bebida que harmoniza com o prato e dá a explicação. Impossível não se encantar pela mistura de sabores. Por exemplo, o atum bluefin com vinagrete de alga, pinoli e caviar, e a paleta de cordeiro, com berinjela laqueada e castanha de caju. No dia que eu fui, a sobremesa foi a deliciosa combinação do açaí com morango fresco e rapadura. Ao sair de lá, a vontade é de frequentemente ir até a casa e experimentar as novas criações de Landgraf. E não para por aí: ele se prepara para alçar novos voos com a inauguração do Bossa, novo endereço em Londres, a poucos passos da Embaixada do Brasil. Já estamos ansiosos.

@oteque_rj
@albertolandgraf

Clan BBQ

Quem curte a boemia e a gastronomia do Rio de Janeiro não pode deixar de ir à rua Dias Ferreira. E ali, entre tantas opções gastronômicas, destaca-se o Clan BBQ. O aviso em neon na parede diz: “Não apague meu fogo. E esse é exatamente o diferencial da casa: preparar carnes, pescados, legumes e frutas frescos no carvão. Um dos charmes do local é sentar de frente para a cozinha e observar o preparo dos alimentos ali na brasa. Difícil selecionar o preferido, mas sem dúvida a linguiça suína com glacê de caldo de porco com suco de uva integral e uvas; a couve-flor cozida e grelhada, com fonduta de queijo de cabra e farofinha de panko com pistache tostado; e o espetinho de coração com aioli de ervas e farofinha são escolhas certas. É claro que também vale a pena investir nos cortes das carnes bovinas, com curadoria da BBQ Shop. Mesmo que você já tenha o seu drink preferido, não deixe de experimentar as criações da casa. Uma ótima pedida para um almoço mais demorado ou um happy hour entre amigos. Vale a visita.

@clanbbq

Sardinha Taberna Portuguesa

“Quem quiser ter uma autêntica experiência como se estivesse em Portugal, é só vir ao Sardinha”. É assim que o sócio Gonçalo Carvalho descreve a casa, com aquele sotaque português que entrega a origem. Aliás, todos os ingredientes e insumos que compõem os pratos do menu vêm de terras lusitanas. E mais: o ambiente repleto de azulejos pintados nas cores azul e branco é charmoso e chama a atenção de quem passa na Rua Aristides Espinola, 101, no Leblon. O convite é a viajar até Portugal por meio da sua culinária – e provavelmente quem te recepcionará será o Cecílio, conhecido garçom da noite carioca. Com um menu recheado dos mais tradicionais pratos, impossível não ficar tentado a experimentar o que dá nome ao local: a Tábua de Sardinha. Isso apenas para começar. Como prato principal, a dica é o polvo ou a posta de bacalhau. E não vá embora sem antes degustar o licor Ginginha, uma bebida típica portuguesa feita a partir de cerejinhas vermelhas fermentadas em aguardente com açúcar, água e canela. Vai se sentir um verdadeiro português.

@sardinhataberna

Lima Cozinha Peruana

Rosto e sabor conhecidos dos brasilienses, o chef peruano Marco Espinoza se aventura em mais uma empreitada no Rio. Desta vez, acaba de abrir o Lima Cozinha Peruana no Barra Shopping, com uma pegada dos bares de ceviche de Lima. Com 250m2, tem capacidade para 70 lugares e uma decoração em branco e azul, que remete ao mar e seus sabores. Comece com um bom drink, que pode ser o tradicional pisco ou um autoral, o Chicha Mule – pisco, infusão de chicha morada, limão siciliano, Ginger beer e espuma de chicha. Se a sua pegada for petiscar, não deixe de experimentar o Wantan de Camarão (massa crocante recheada de camarão e gengibre, com mel de tamarindo) e a Causa de polvo (batata amassada com pimenta amarela, azeite, coberta com polvo na brasa, aioli de azeitona com abacate). Vale a pena, também, pedir a degustação de Ceviche, que vem com três opções do tradicional prato peruano. O menu inclui ainda pratos que misturam culinárias, como o ítalo-peruano fettuccine com molho cremoso de pesto e milanesa de filé mignon.

@limacocinaperuana.br

Marcella Oliveira

Posts Recentes

Moraes mantém prisão de Fátima de Tubarão por ataques aos Três Poderes

Ré, Maria de Fátima ficou conhecida por aparecer em vídeos xingando o STF

3 horas ago

Trânsito caótico é registrado no início da reforma do Buraco do Tatu

Interdição do viaduto começou no domingo (30) e vai até o dia 31 de julho

4 horas ago

Zambelli chama Benedita de “Chica da Silva” e reclama por não discursar no G-20

Deputada é coordenadora da bancada feminina da Câmara e foi escolhida para discursar na abertura…

4 horas ago

Emendas tentaram barrar, sem sucesso, mudanças desastrosas no PPCub

Deputado Gabriel Magno (PT) foi um dos que tentaram impedir atrocidades em Brasília

4 horas ago

Grupo terapêutico online para artistas e profissionais da cultura inicia nesta semana

Encontros semanais visam promover o cuidado com a saúde mental e emocional de quem atua…

5 horas ago

Residencial Parque Alvorada é destaque na Quadra 500 do Sudoeste

Empreendimento moderno da Base Incorporações está pronto e conta com apartamentos de 4 suítes

7 horas ago