GPS Brasília comscore

Coluna Explora | Alô, Rio de Janeiro. Aquele abraço!

Que o Rio de Janeiro continua lindo, a gente já sabe. Mas cada visita à Cidade Maravilhosa é um convite a um deleite gastronômico. Em minha última passagem pela cidade, conheci algumas casas que unem alta gastronomia, charme carioca e ambientes gostosos para desfrutar o que a cidade tem de melhor. Enjoy!

Oteque

Um dos mais disputados restaurantes do Rio de Janeiro, o Oteque merece a fama que tem. O premiado chef carioca Alberto Landgraf surpreende não apenas pelo paladar, mas pela experiência que proporciona em seu restaurante em Botafogo. Primeiro, jamais se arrisque ir até lá sem uma reserva. O local é disputado. Atende-se, em média, 650 clientes por mês. E ao visitar o restaurante é que se entende como o local está no atual ranking 50 Best, dos melhores restaurantes do mundo, e também angariou duas estrelas Michelin. A começar pelo ambiente – discreto, elegante e instigante. O menu degustação é único e a cada vez que você for lá, ele pode ser diferente. Opte pelo menu harmonizado, onde a cada etapa o sommelier traz a bebida que harmoniza com o prato e dá a explicação. Impossível não se encantar pela mistura de sabores. Por exemplo, o atum bluefin com vinagrete de alga, pinoli e caviar, e a paleta de cordeiro, com berinjela laqueada e castanha de caju. No dia que eu fui, a sobremesa foi a deliciosa combinação do açaí com morango fresco e rapadura. Ao sair de lá, a vontade é de frequentemente ir até a casa e experimentar as novas criações de Landgraf. E não para por aí: ele se prepara para alçar novos voos com a inauguração do Bossa, novo endereço em Londres, a poucos passos da Embaixada do Brasil. Já estamos ansiosos.

@oteque_rj
@albertolandgraf

Clan BBQ

Quem curte a boemia e a gastronomia do Rio de Janeiro não pode deixar de ir à rua Dias Ferreira. E ali, entre tantas opções gastronômicas, destaca-se o Clan BBQ. O aviso em neon na parede diz: “Não apague meu fogo. E esse é exatamente o diferencial da casa: preparar carnes, pescados, legumes e frutas frescos no carvão. Um dos charmes do local é sentar de frente para a cozinha e observar o preparo dos alimentos ali na brasa. Difícil selecionar o preferido, mas sem dúvida a linguiça suína com glacê de caldo de porco com suco de uva integral e uvas; a couve-flor cozida e grelhada, com fonduta de queijo de cabra e farofinha de panko com pistache tostado; e o espetinho de coração com aioli de ervas e farofinha são escolhas certas. É claro que também vale a pena investir nos cortes das carnes bovinas, com curadoria da BBQ Shop. Mesmo que você já tenha o seu drink preferido, não deixe de experimentar as criações da casa. Uma ótima pedida para um almoço mais demorado ou um happy hour entre amigos. Vale a visita.

@clanbbq

Sardinha Taberna Portuguesa

“Quem quiser ter uma autêntica experiência como se estivesse em Portugal, é só vir ao Sardinha”. É assim que o sócio Gonçalo Carvalho descreve a casa, com aquele sotaque português que entrega a origem. Aliás, todos os ingredientes e insumos que compõem os pratos do menu vêm de terras lusitanas. E mais: o ambiente repleto de azulejos pintados nas cores azul e branco é charmoso e chama a atenção de quem passa na Rua Aristides Espinola, 101, no Leblon. O convite é a viajar até Portugal por meio da sua culinária – e provavelmente quem te recepcionará será o Cecílio, conhecido garçom da noite carioca. Com um menu recheado dos mais tradicionais pratos, impossível não ficar tentado a experimentar o que dá nome ao local: a Tábua de Sardinha. Isso apenas para começar. Como prato principal, a dica é o polvo ou a posta de bacalhau. E não vá embora sem antes degustar o licor Ginginha, uma bebida típica portuguesa feita a partir de cerejinhas vermelhas fermentadas em aguardente com açúcar, água e canela. Vai se sentir um verdadeiro português.

@sardinhataberna

Lima Cozinha Peruana

Rosto e sabor conhecidos dos brasilienses, o chef peruano Marco Espinoza se aventura em mais uma empreitada no Rio. Desta vez, acaba de abrir o Lima Cozinha Peruana no Barra Shopping, com uma pegada dos bares de ceviche de Lima. Com 250m2, tem capacidade para 70 lugares e uma decoração em branco e azul, que remete ao mar e seus sabores. Comece com um bom drink, que pode ser o tradicional pisco ou um autoral, o Chicha Mule – pisco, infusão de chicha morada, limão siciliano, Ginger beer e espuma de chicha. Se a sua pegada for petiscar, não deixe de experimentar o Wantan de Camarão (massa crocante recheada de camarão e gengibre, com mel de tamarindo) e a Causa de polvo (batata amassada com pimenta amarela, azeite, coberta com polvo na brasa, aioli de azeitona com abacate). Vale a pena, também, pedir a degustação de Ceviche, que vem com três opções do tradicional prato peruano. O menu inclui ainda pratos que misturam culinárias, como o ítalo-peruano fettuccine com molho cremoso de pesto e milanesa de filé mignon.

@limacocinaperuana.br

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.