O desejo pela juventude eterna acompanha a humanidade desde a sua civilização. A senescência é inexorável, assim como as estratégias para negociá-la.
Alimentação saudável, exercícios físicos regulares, hidratação e descanso proporcionais às necessidades individuais são ativos que quadriangulam essencialmente ao envelhecimento bem sucedido.
Devemos considerar ainda as cronotecnologias que se multiplicam em escala multi dimensional compondo o trinômio saúde, juventude e beleza.
Dito isso, trago para a coluna a colaboração do meu sócio na clínica Metafísicos, Dr. Sérgio Morum, médico graduado pela UNB e pós graduado em cirurgias geral e plástica respectivamente pelos hospitais Santa Marcelina e dos Defeitos da Face em São Paulo, e speaker da Sinclair.
Ele compartilhará sua trajetória sobre o Silhouette, fio de ácido polilático, suas versões Soft e Supreme, e seu efeito rejuvenescedor para pele, compreendido como um dos recursos mais sofisticados para embelezamento e rejuvenescimento facial.
Dr. Sérgio é considerado um dos principais experts no Brasil sobre o tema, com uma casuística relevante, perfazendo quatro centenas de pacientes atendidos desde 2015.
O que é o fio Silhouette?
Silhouette é um fio composto por ácido polilático, sua grande vantagem é possuir cones, determinando uma ancoragem ótima na pele, o que significa mais colágeno e maior rejuvenescimento. Ocorrem apresentações de 08 e 12 cones, à esta última foi recentemente lançada uma modernização, a Supreme, que não veio para substituir a versão antiga, mas sim agregar.
O que o torna uma tecnologia tão bem sucedida para beleza e juventude?
O grande diferencial do Silhouette é ser um fio bioabsorvível e de sustentação, entregando além do estímulo à produção de colágeno, também um efeito lifting, com duração de até dois anos.
Quem é o público potencial para recebê-lo?
O Silhouette está indicado para pacientes que já possuam uma queda de gordura do rosto, que pode ocorrer a partir dos 35-40 anos. Um limite para indicação seria até 55 anos, dependendo da qualidade da pele. As melhores indicações são para indivíduos portadores de flacidez em grau leve e moderado, e que buscam o efeito lifting a partir de procedimentos minimamente cirúrgicos.
Como é feito o procedimento?
O procedimento poderá ser realizado no consultório sob anestesia local ou locorregional ou óxido nitroso ou sedação venosa conduzida por médico anestesiologista.
É dolorido?
Geralmente é indolor no intercurso da implantação e, a depender da abordagem anestésica, poderá ser pungente na ancoragem dos fios.
Tem algum preparo específico?
Não ocorre demanda assistencial pré procedimento.
Como funciona a recuperação?
No pós procedimento, embora não seja uma cirurgia, orientamos aos pacientes que durmam duas semanas em decúbito lombar, ou seja, de barriga para cima. Não pratiquem atividades físicas que alcancem esforços e impactos, tais como, musculação, crossfit e exercícios aeróbios. Evitem frequentar saunas por três semanas. Após um mês de implantação dos fios, os atendimentos odontológicos poderão acontecer normalmente. Nos primeiros 15 dias: será importante limitar a mimica facial, bem como constranger a abertura bucal.
Alguma dica especial?
Aqueles que tratarem o pescoço deverão permanecer duas semanas sem dirigir veículos automotivos. O paciente precisará usar uma fita de kinésio por 05-07 dias após o procedimento, pois diminuirá o potencial inchaço e hematomas. Ao fixar os fios nos locais onde foram aplicados se assegurará a eficácia dos resultados.
Comente sobre os resultados:
Como é uma tecnologia dois em um, ocorrem dois resultados, um imediato e outro a médio prazo: o imediato é o lifting. O de médio prazo é a neocolagênese. Isto é, a produção de novo colágeno, que ocorrerá três meses após a aplicação às custas de um processo inflamatório que demorará para recrutar os fibroblastos à produção de novas fibras de colágeno.
Portanto, em que momento se percebe uma melhora da qualidade da pele?
Se iniciará após o terceiro e se estenderá por até doze meses, em uma curva ascendente, permanecendo até quando o fio for completamente absorvido. Na prática, a gente percebe a renovação do banco de colágeno por até 03 anos após o procedimento.
Qual a diferença entre a primeira e a última versão do fio Silhouette?
A diferença da versão Soft para a Supreme, é que nesta última a distância entre os cones é menor, com uma área ativa mais curta e concentrada, promovendo menos deformidades na pele, compactando a gordura, deixando-a menos espalhada e aumentando o efeito lifting.
Compartilhe a sua percepção à respeito da evolução do Silhouette ao longo dessa quase uma década de atuação?
Através do tempo, e com a curva de aprendizado, consegui resultados cada vez melhores à medida que a técnica de aplicação foi sendo aprimorada. Com a versão mais recente, o Silhouette Supreme, tudo indica que teremos resultados sofisticados combinados às vantagens da versão Soft, quero dizer, efeito lifting mais intenso e duradouro, uma melhor compactação da gordura e menos engruvinhado na pele.
Ser belo e jovem é um estado de espírito, estar belo e jovem significa dar concretude ao desejo com investimentos constantes e progressivos. Entretanto, para que sejam bem sucedidos, deverão ser guiados pelo bom senso e apoiados por profissionais que, de fato, sejam especialistas e tenham habilitações para responder tudo aquilo que lhes forem demandados pelos seus pacientes.