Como parte da sua grade curricular de língua inglesa, o Colégio Seriös incentiva os alunos a produzirem curtas-metragens inspirados nos livros de literatura ministrados no decorrer do ano letivo. Mais do que trabalhar a leitura e o aprendizado no idioma, os alunos conseguem desenvolver habilidades profissionais como filmagem e edição de vídeos, e também melhoram atributos como comunicação, resiliência, liderança, e organização.
E para valorizar o esforço e dedicação dos alunos durante um ano letivo de muito trabalho, a instituição promove anualmente o Oscar Seriös Awards. A premiação, que se inspira na icônica festa da Academia, oferece uma verdadeira noite de gala para alunos, professores e familiares envolvidos com o colégio.
A participação dos alunos se dá em todo o processo: desde a elaboração do roteiro, que pode seguir à risca o livro lido pelos estudantes ou dar origem a um novo script totalmente original, até as filmagens, atuações e edições de conteúdo. Os professores ajudam e orientam onde existir necessidade, mas a interferência é mínima e os alunos se dedicam totalmente a cada etapa do projeto.
E tal qual a premiação da Academia, os alunos também se esmeram e se arrumam para assistir a premiação como em uma noite de gala. Os estudantes são divididos em dois grupos: do 5º ao 7º ano e do 8º ano ao 3º ano do ensino médio, eles disputam categorias como “melhor ator”, “melhor atriz”, “melhor figurino”, e “melhor edição e sonorização”.
Os próprios estudantes fazem o roteiro das apresentações e interagem com o público, apresentando as categorias e promovendo momentos de maior descontração. Vale lembrar que todo o evento acontece em inglês, mostrando a habilidade de fala e escrita aprendida durante todo o ano.
E durante os intervalos das indicações, os alunos de música fazem performances de trilhas sonoras de filmes famosos como “Rocket Man” de Elton John e “Valerie” de Amy Winehouse.
A diretora do Colégio Seriös, Vanessa Araújo, conta que o projeto acontece desde 2018 e que sempre se surpreende com a qualidade dos projetos apresentados pelos alunos:
“Ao longo dos anos, tenho visto que o projeto e o evento tem ficado cada vez mais robustos. A fluência no idioma melhora e tanto os alunos quanto a comunidade escolar se envolvem por completo, já que os estudantes e seus familiares ficam na expectativa do evento. O que acontece hoje é a conclusão, o resultado de um trabalho que acontece ao longo de todo o ano letivo”.
“Acreditamos que a fluência da língua inglesa vai além do ambiente da sala de aula e o Oscar Seriös Awards, juntamente com alguns outros programas da escola, dão aos nossos estudantes a oportunidade de vivenciarem o inglês no dia a dia e em um contexto de experiências práticas. Aqui, o aprendizado vem de maneira natural, aliado a um processo de trocas, interações e diversas possibilidades de se comunicarem em outro idioma”, conclui a diretora.
Confira os outros cliques da noite, sob o olhar de Rayra Paiva: