GPS Brasília comscore

Codese-DF debate revisão do PDOT para o futuro da Capital

Encontro reuniu autoridades e sociedade civil para discutir as diretrizes de crescimento e ordenação do Distrito Federal

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) iniciou um ciclo de eventos focados na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), instrumento essencial para o planejamento e ordenação do crescimento do DF. Em vigor desde 2009, o PDOT define diretrizes para o uso do solo e a expansão urbana, abordando questões como transporte, habitação, saneamento e meio ambiente.

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Wellington Luiz, destacou a importância de se atualizar a legislação. “Se tem alguma barreira legislativa que impede o crescimento do Distrito Federal sobre o melhor aproveitamento da densidade populacional, temos que mudar a lei. O que não pode é o desenvolvimento ficar parado por conta de mal planejamento do passado”, afirmou. O parlamentar também disse que, a partir de novembro, o projeto será submetido à votação na Câmara Legislativa, segundo a previsão de envio pelo GDF.

A presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da CLDF, deputada distrital Jaqueline Silva, enfatizou a necessidade de um crescimento ordenado e sustentável. “Crescer é fundamental, mas de forma organizada. Como moradora de Santa Maria, sei das dificuldades de mobilidade que enfrentamos. Não adianta construir moradias sem garantir transporte, saúde e educação para a população”, disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Marcelo Vaz, há urgência na revisão na revisão do PDOT. “Se não avançarmos na revisão do Plano Diretor este ano, corremos o risco de ter uma norma desatualizada por 20 anos, beneficiando quem quer a irregularidade”, destacou.

O presidente do Codese-DF, Leonardo Ávila, encerrou o encontro com uma visão de longo prazo: “Precisamos pensar a cidade para o futuro, e o PDOT é o momento para tratarmos da ocupação ordenada e regularizada do Distrito Federal da melhor maneira possível”, afirmou.

O evento contou ainda com o apoio de entidades como o Sinduscon-DF, Ademi-DF, Secovi-DF, Asbraco e Fibra. A revisão do PDOT continua sendo uma prioridade para a administração pública, com impactos diretos na qualidade de vida da população e no desenvolvimento sustentável da região.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.