O fisioculturista e influenciador fitness Renato Cariani, 47 anos, foi um dos alvos da operação realizada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (12) no combate ao tráfico de drogas e ao desvio de produto químico para a produção de crack e cocaína.
A operação, batizada de Hinsberg (sobrenome de um químico alemão), tem apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo (MPSP), e da Receita Federal. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, 16 deles em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Paraná.
O principal alvo é a Anidrol, indústria química sediada em Diadema, na Grande São Paulo, que tem Renato Cariani como um dos sócios. Com mais de 7,2 milhões de seguidores apenas no Instagram, ele se apresenta como professor de química e educação física, além de fisiculturista, atleta profissional, empresário e youtuber.
Com dicas de exercícios físicos e dietas, Cariani exibe também em seus perfis fotos com celebridades e viagens por alguns dos mais badalados destinos turísticos do mundo. Muitas delas ao lado da esposa, Tatiane Cariani, que também é nutricionista e influenciadora fitness, com quase 1 milhão de seguidores no Instagram.
“Não permita que ninguém limite seu espaço, diminua seu valor, roube seus sonhos, atrapalhe seu sorriso, estreite seu caminho e nem te impeça de avançar. Só você sabe a jornada que cumpre e cumpriu pra chegar até aqui. Tenha um propósito de vida, cumpra a jornada e conquiste resultados, isso fará de você uma pessoa inabalável“, escreveu ele em um dos posts mais recentes.
Em agosto de 2022, Renato recebeu o então presidente Jair Bolsonaro (PL) no Ironberg Podcast, voltado a fisiculturistas. O influencer agradeceu o então candidato à reeleição o ato que zerou o imposto de importação de suplementos alimentares.