GPS Brasília comscore

CNMP e Childhood Brasil firmam pacto para fortalecer proteção à infância no Brasil

Acordo prevê ações conjuntas para implementar a Lei da Escuta Protegida e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a organização Childhood Brasil assinaram, na terça-feira (20), um protocolo de intenções com foco na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com ênfase no enfrentamento à violência sexual e na efetivação da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017). A cerimônia foi realizada na sede do CNMP, em Brasília, e transmitida pelo canal oficial da instituição no YouTube.

Durante o evento, o presidente do CNMP, Paulo Gonet, destacou o papel constitucional do Estado na proteção da infância.

“A Constituição Federal estabelece que a proteção da criança deve ser prioridade absoluta. Por isso, os interesses da infância precisam ser o ponto central das ações estatais e da sociedade civil”, afirmou.

O acordo, que integra as atividades da Semana Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, está inserido na campanha Primeiros Passos, lançada em abril deste ano por Gonet. A iniciativa busca articular políticas públicas e promover ações voltadas à primeira infância, com foco em três eixos: ampliação de vagas em creches, incentivo à família acolhedora e combate à violência infantil.

Entre as ações previstas no protocolo estão a promoção nacional dos direitos da infância, a elaboração de estudos e pesquisas sobre o tema, a realização de eventos de mobilização, o intercâmbio de boas práticas e o desenvolvimento de orientações para atuação do Ministério Público na escuta e acolhimento de vítimas. O documento também prevê o aperfeiçoamento da atuação institucional para a plena implementação da Lei da Escuta Protegida no sistema de justiça.

O presidente da Childhood Brasil, Carlos Jereissati, ressaltou que a parceria com o CNMP e a Procuradoria-Geral da República é fundamental para consolidar a agenda da infância no país.

“Essa cooperação representa um avanço significativo na aplicação da Lei nº 13.431/2017, da qual a Childhood Brasil participou desde a concepção até a mobilização para sua aprovação. Agora, seguimos comprometidos com sua implementação em todo o território nacional”, afirmou.

Jereissati também apresentou dados preocupantes: 61% das vítimas de violência sexual têm até 13 anos, sendo que 10% têm menos de quatro anos de idade. A maioria das vítimas de zero a nove anos é composta por meninas. “As crianças abusadas frequentemente sentem vergonha, culpa e medo de não serem protegidas ao revelar os abusos. Este protocolo é um compromisso concreto com a prioridade absoluta que a Constituição confere à infância”, concluiu.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário-geral do CNMP, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, do conselheiro Jaime de Cassio Miranda e de diversos membros auxiliares, secretários e servidores da instituição.

Órgãos do sistema de Justiça, organismos internacionais e organizações não governamentais poderão aderir ao protocolo de intenções, desde que haja anuência expressa do CNMP e da Childhood Brasil e compromisso com os princípios estabelecidos no termo de adesão.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.