Categories: Economia

CNC propõe emenda para evitar sobrecargas de impostos em MPEs

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou, nesta terça-feira (9), duas emendas ao Projeto de Lei Complementar nº 68, de 2024 (PLP 68/24), que regulamenta a reforma tributária, para garantir a competitividade das empresas de serviços, maiores geradoras de empregos, e a justiça na tributação. A Emenda das Garantias Sociais inclui a readequação dos artigos 5º e 39, enquanto a Emenda Pró-Simples Nacional visa proteger as micro e pequenas empresas (MPEs). As informações são da CNC.

Uma das emendas substitutivas reformula o artigo 5º, que agora prevê a incidência do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) em benefícios como o oferecimento de planos de saúde, bolsas de estudo e auxílio-transporte, fornecidos aos empregados. A seção X do projeto, que se refere ao fornecimento de bens e serviços para o uso e consumo pessoal, é modificada para determinar com clareza as condições de incidência do IBS e da CBS, incluindo moradia, veículos, equipamentos de comunicação e alimentação.

De acordo com a CNC, a medida evita penalizações a empresas que investem na qualidade de vida de seus colaboradores.

A outra emenda, a Emenda Pró-Simples Nacional altera o texto do artigo 28 e do artigo 490 do PLP 68/24. O texto alterado permite a apropriação de créditos do IBS e da CBS pelas empresas não optantes pelo Simples Nacional, assegurando que esses créditos sejam equivalentes aos tributos pagos no regime do Simples Nacional.

A CNC alerta que sem esses ajustes, as MPEs podem enfrentar perda de competitividade e aumento de carga tributária, e propõe manter a regra atual de transferência integral do crédito de PIS e Cofins, substituídos pela CBS.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, enfatiza que “estamos comprometidos em trabalhar junto ao Congresso Nacional para implementar essas alterações e, assim, fortalecer a competitividade das empresas brasileiras, promover o emprego formal e fomentar o desenvolvimento econômico do País”.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Futebol feminino: Brasil elimina anfitriã e se garante nas semifinais

Jogo teve pênalti defendido e 18 minutos de acréscimos

15 minutos ago

O livro Brevê chega a 10 meses de publicação com página nova na GPS

A cada videopoema, perto de 30 mil leitores dão ouvidos à sirena do desejo

1 hora ago

Arrecadação de R$ 1 bilhão do ICMS vai financiar área social no DF

Recolhimento do imposto teve aumento real de 11% em junho

3 horas ago

Ônibus da dupla César Menotti e Fabiano colide com carretas

O show que aconteceria em Castelo (ES) foi adiado e a nova data será divulgada…

3 horas ago

CCBB Brasília celebra Jean-Claude Bernardet com retrospectiva de sua obra

Mostra "Bernardet e o Cinema" reúne 20 filmes de Jean-Claude Bernardet e vai de 16…

4 horas ago

Paris 2024: Rebeca Andrade conquista a prata na final do salto

Medalha de ouro ficou, mais uma vez, com a norte-americana Simone Biles

4 horas ago