GPS Brasília comscore

CLDF homenageia pioneiros durante sessão do aniversário de Brasília

Servidores da Novacap foram um dos agraciados no ato solene da Câmara Legislativa
Sessão solene do Recanto das Emas
Sessão solene do Recanto das Emas | Divulgação

Compartilhe:

A Câmara Legislativa (CLDF) agraciou, na noite de segunda-feira (22), vários pioneiros e servidores que atuaram na construção da capital federal durante uma sessão solene que homenageou o aniversário de 64 anos de Brasília. Além disso, representantes de instituições de referência na história da cidade compartilharam memórias do início da cidade.

“É uma honra poder comemorar os 64 anos dessa cidade maravilhosa, que lutamos para melhorar a cada dia. Eu tive a oportunidade de revisitar alguns pontos do Distrito Federal e conhecer a história de tantos pioneiros, que muitas vezes não são lembrados. E quando paramos pra ouvir as pessoas que fizeram parte da história de Brasília, a gente percebe um sentimento muito forte de esperança e oportunidade”, ressaltou a deputada Paula Belmonte (Cidadania), autora do requerimento.

Antes de entregar mais de 100 moções de louvor aos homenageados da noite, outros nomes conhecidos na cidade foram convidados pela parlamentar para dividir memórias afetivas de Brasília. 

“Considero aqui a minha cidade e que Brasília e a UnB continuem essa linda história de amor”, destacou a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão Moura, primeira mulher a comandar a Reitoria da instituição.

A primeira governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia, que fundou a cidade de Ceilândia, resgatou memórias da construção de Brasília e do seu ingresso na política.

“Minha história com Ceilândia começou quando eu era assistente social e trabalhava na Vila do IAPI, maior invasão da década de 1970 “, contou e afirmou. “Eu governei Brasília com a minha cabeça e o meu coração”, frisou ela, que esteve ao lado do ex-senador Valmir Campelo, que também foi ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).