A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) concederá, nesta terça-feira (5), às 19h, o título de Cidadão Honorário de Brasília ao ex-desembargador Edson Smaniotto, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A solenidade foi proposta pelo deputado Wellington Luiz (MDB).
Smaniotto nasceu em Duartina, no interior de São Paulo e se formou na Faculdade de Direito de Bauru, em 1977. Em 1978, tomou posse como promotor de justiça do Ministério Público de Goiás, cargo que ocupou até maio de 1983. No mesmo ano, assumiu como juiz de direito substituto do TJDFT.
Ele atuou como juiz substituto passando pelas varas de família, cíveis, criminais e registros públicos e, em 1986, o magistrado se especializou em direito previdenciário. Em 1997, foi promovido a desembargador do TJDFT, onde ficou até 2010. Em seu legado, Smaniotto ficou conhecido como “julgador ponderado, seguro, e, acima de tudo, justo”.
De acordo com o presidente da CLDF, Wellington Luiz, o evento é um tributo à trajetória de Smaniotto e suas contribuições para a justiça da capital. “Os vínculos de Edson Smaniotto com o Distrito Federal são fortes e contundentes. Essa homenagem é um reconhecimento à expressiva atuação em diversos e relevantes cargos públicos e do louvável trabalho desenvolvido no âmbito do DF”, enfatizou o parlamentar.
*Com informações da CLDF