Em uma iniciativa inédita, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta quarta-feira (30), Sessão Solene em homenagem aos 65 anos de Brasília. Proposta pela deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), a cerimônia reconheceu a contribuição histórica de todos os políticos eleitos democraticamente na capital federal desde a primeira eleição, em 1986.
Com o tema “A democracia brasiliense passou por eles”, o evento reuniu figuras marcantes da política local e nacional em um gesto de valorização ao papel desempenhado por cada parlamentar, governador e liderança na construção do Distrito Federal como símbolo de protagonismo, representatividade e fortalecimento das instituições.
Estiveram presentes autoridades dos Três Poderes, entre elas o presidente da CLDF, Wellington Luiz; a segunda vice-presidente da Casa, Paula Belmonte; a senadora Leila Barros (Leila do Vôlei); o presidente do Tribunal de Contas do DF, Manoel Andrade; o desembargador Roberval Belinati, representando o TJDFT; e o vice-procurador-geral de Justiça Institucional do MPDFT, Antônio Marcos Dezan. Também participaram ex-governadores e parlamentares que marcaram época, como Paulo Octávio, Maria de Lourdes Abadia, Salviano Guimarães e Jaqueline Roriz, representando Joaquim Roriz.

Homenagem aos 65 anos de Brasília – Celebração da trajetória política de nossa capital
A deputada Paula Belmonte, autora da homenagem, destacou que a sessão foi pensada como um ato de união e de respeito ao processo democrático.
“A democracia verdadeira é o respeito, e é isso que nós defendemos. Muitas pessoas falam que a política é contradição, e, para mim, ela é convergência: de uma Brasília com mais dignidade, de uma população com mais dignidade, de crianças com mais dignidade. Eu tenho certeza que este é o empenho de todos nós aqui.”, declarou.
A primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia, emocionou os presentes ao relembrar sua trajetória política e suas origens humildes.
“Brasília é tudo que eu tenho. É a minha história. Sou filha de um jardineiro da Novacap, que veio plantar flores aqui. Enquanto os governadores sempre foram muito altos, eu precisei grampiar a faixa de governadora, e foi aí que percebi: cada um tem seu tamanho, sua luta, sua raiz. A vida exige que a gente reveja caminhos, pense no que é melhor e siga em frente. Porque a gente não pode parar.”
Já o ex-governador Paulo Octávio relembrou momentos históricos da redemocratização e reforçou a importância de Juscelino Kubitschek na virada de chave da democracia brasileira, inclusive após a morte.
“Até o enterro de JK foi marcante, aquele momento foi o início da redemocratização do Brasil. O povo de Brasília contrariou todas as normas de segurança, pegou o caixão de JK nos ombros e o carregou até o Campo da Esperança. Ali, a democracia começou a ressurgir. Nunca houve em Brasília uma homenagem como aquela e é muito significativo ver todos os partidos representados, porque só a união faz a democracia forte. Partidos fortes, candidatos fortes, democracia forte.”
Também presente na solenidade, o primeiro presidente da CLDF, Salviano Guimarães, falou sobre os primórdios da capital.
“Então eu conheço isso aqui, quando só existia um cerrado, um cerrado magnífico, e acompanhei também os primeiros momentos da mudança da capital em torno da vontade, do desejo de que Brasília viesse para essa região.”
O presidente do Tribunal de Contas do DF, Manoel Andrade, ressaltou a importância de se preservar a democracia, mesmo diante dos desafios.
“Eu fico muito agradecido e estou aqui realmente embrenhado de emoções por esse momento, poder registrar, documentar e dizer que nós precisamos garantir a democracia. Democracia fraca, mesmo já fraca, é muito mais importante que qualquer ditadura. Democracia, por mais fraca que seja, suplanta qualquer ditadura. E é por isso que eu quero ressaltar, vamos forjar a luta para assegurar a nossa democracia.”
A Sessão Solene entrou para a história da CLDF como um marco de valorização à trajetória política do Distrito Federal, unindo diferentes gerações e correntes ideológicas em torno de um mesmo ideal: o fortalecimento da democracia brasiliense.