GPS Brasília comscore

CLDF celebra 65 anos de Brasília com homenagem inédita aos pioneiros da política brasiliense

A cerimônia reconheceu a contribuição histórica de todos os políticos eleitos democraticamente na capital federal desde a primeira eleição, em 1986

Em uma iniciativa inédita, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta quarta-feira (30), Sessão Solene em homenagem aos 65 anos de Brasília. Proposta pela deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), a cerimônia reconheceu a contribuição histórica de todos os políticos eleitos democraticamente na capital federal desde a primeira eleição, em 1986.

Com o tema “A democracia brasiliense passou por eles”, o evento reuniu figuras marcantes da política local e nacional em um gesto de valorização ao papel desempenhado por cada parlamentar, governador e liderança na construção do Distrito Federal como símbolo de protagonismo, representatividade e fortalecimento das instituições.

Estiveram presentes autoridades dos Três Poderes, entre elas o presidente da CLDF, Wellington Luiz; a segunda vice-presidente da Casa, Paula Belmonte; a senadora Leila Barros (Leila do Vôlei); o presidente do Tribunal de Contas do DF, Manoel Andrade; o desembargador Roberval Belinati, representando o TJDFT; e o vice-procurador-geral de Justiça Institucional do MPDFT, Antônio Marcos Dezan. Também participaram ex-governadores e parlamentares que marcaram época, como Paulo Octávio, Maria de Lourdes Abadia, Salviano Guimarães e Jaqueline Roriz, representando Joaquim Roriz.

Homenagem aos 65 anos de Brasília – Celebração da trajetória política de nossa capital

A deputada Paula Belmonte, autora da homenagem, destacou que a sessão foi pensada como um ato de união e de respeito ao processo democrático.

“A democracia verdadeira é o respeito, e é isso que nós defendemos. Muitas pessoas falam que a política é contradição, e, para mim, ela é convergência: de uma Brasília com mais dignidade, de uma população com mais dignidade, de crianças com mais dignidade. Eu tenho certeza que este é o empenho de todos nós aqui.”, declarou.

A primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia, emocionou os presentes ao relembrar sua trajetória política e suas origens humildes.

“Brasília é tudo que eu tenho. É a minha história. Sou filha de um jardineiro da Novacap, que veio plantar flores aqui. Enquanto os governadores sempre foram muito altos, eu precisei grampiar a faixa de governadora, e foi aí que percebi: cada um tem seu tamanho, sua luta, sua raiz. A vida exige que a gente reveja caminhos, pense no que é melhor e siga em frente. Porque a gente não pode parar.”

Já o ex-governador Paulo Octávio relembrou momentos históricos da redemocratização e reforçou a importância de Juscelino Kubitschek na virada de chave da democracia brasileira, inclusive após a morte.

“Até o enterro de JK foi marcante, aquele momento foi o início da redemocratização do Brasil. O povo de Brasília contrariou todas as normas de segurança, pegou o caixão de JK nos ombros e o carregou até o Campo da Esperança. Ali, a democracia começou a ressurgir. Nunca houve em Brasília uma homenagem como aquela e é muito significativo ver todos os partidos representados, porque só a união faz a democracia forte. Partidos fortes, candidatos fortes, democracia forte.”

Também presente na solenidade, o primeiro presidente da CLDF, Salviano Guimarães, falou sobre os primórdios da capital.

“Então eu conheço isso aqui, quando só existia um cerrado, um cerrado magnífico, e acompanhei também os primeiros momentos da mudança da capital em torno da vontade, do desejo de que Brasília viesse para essa região.”

O presidente do Tribunal de Contas do DF, Manoel Andrade, ressaltou a importância de se preservar a democracia, mesmo diante dos desafios.

“Eu fico muito agradecido e estou aqui realmente embrenhado de emoções por esse momento, poder registrar, documentar e dizer que nós precisamos garantir a democracia. Democracia fraca, mesmo já fraca, é muito mais importante que qualquer ditadura. Democracia, por mais fraca que seja, suplanta qualquer ditadura. E é por isso que eu quero ressaltar, vamos forjar a luta para assegurar a nossa democracia.”

A Sessão Solene entrou para a história da CLDF como um marco de valorização à trajetória política do Distrito Federal, unindo diferentes gerações e correntes ideológicas em torno de um mesmo ideal: o fortalecimento da democracia brasiliense.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Patologia chama a atenção após a divulgação do caso de …

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.