Na quarta-feira (13), o Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou dois projetos de lei, ambos propostos pelo deputado Daniel Donizet (MDB) que visam melhorar as condições para a causa animal.
O primeiro projeto, PL 1.355/2020, propõe a instituição da campanha “Pet Sangue Bom”, com o objetivo de estimular a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para animais de estimação.
Daniel expressou: “A doação de sangue por animais ainda é uma prática pouco conhecida e conta com poucos adeptos. Sabemos que a doação de sangue pode salvar vidas.”
O segundo projeto aprovado, PL 1.349/2020, adiciona ao calendário oficial do DF o “Dia de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres”, que vai ser comemorado em 29 de setembro anualmente. Segundo Daniel, essa data servirá para conscientizar a população sobre os perigos que o tráfico ilegal de animais silvestres representa para a biodiversidade e a preservação das espécies.
Com essas propostas, o parlamentar reafirma sua bandeira de lidar pelos direitos da causa animal. As propostas ainda precisam da sanção do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para se tornarem leis.