GPS Brasília comscore

CLDF aprova nome de Cleber Monteiro para presidência do Iges-DF; Ibaneis parabeniza novo gestor

Nome do delegado foi aprovado por 12 votos favoráveis, enquanto oposição criticou modelo de gestão do instituto

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na terça-feira (18), a indicação do delegado Cleber Monteiro Fernandes para a presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).

Com 12 votos favoráveis, cinco contrários e duas abstenções, a nomeação foi referendada pelo plenário após sabatina realizada na Comissão de Saúde.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) celebrou, nas redes sociais, a aprovação e destacou a experiência do novo dirigente.

Eu quero parabenizar o doutor Cleber Monteiro pela conquista da presidência do IGES-DF. Ele já foi vice-presidente do instituto, carrega conhecimento e expertise para dar continuidade às ações do IGES com excelência. Vamos juntos seguir com cuidado à saúde no DF”, afirmou.

Embora não tenham feito críticas diretas a Monteiro, parlamentares da oposição condenaram o modelo de gestão adotado pelo Iges-DF, responsável por administrar o Hospital de Base, Hospital de Santa Maria, Hospital Cidade do Sol e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O deputado Gabriel Magno (PT), que votou contra a indicação, apontou instabilidade na administração do instituto. “Este será o oitavo presidente do Iges-DF em seis anos. Não resta dúvida de que o modelo não dá conta. Virou sinônimo de crise da saúde”, declarou.

O deputado Fábio Felix (Psol) reforçou a crítica ao formato de gestão: “É contra o modelo, não a pessoa”.

Já a presidente da Comissão de Saúde, deputada Dayse Amarilio (PSB), afirmou que é necessário discutir a possibilidade de transferir a administração das unidades geridas pelo instituto de volta à Secretaria de Saúde (SES-DF).

Também fizeram ressalvas à condução do Iges-DF as deputadas Paula Belmonte (Cidadania), que mencionou “interferência política” na instituição, e os petistas Chico Vigilante e Ricardo Vale, que optaram pela abstenção na votação.

Por outro lado, parlamentares aliados ao governo defenderam o novo presidente e demonstraram confiança na melhoria dos serviços prestados pelo instituto.

Tenho certeza de que o modelo vai dar uma alavancada”, afirmou o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB).

O posicionamento foi seguido pelos deputados Pastor Daniel de Castro (PP), Jaqueline Silva (MDB), Rogério Morro da Cruz, Hermeto (MDB) e Pepa (PP), que manifestaram apoio ao novo dirigente e à continuidade do modelo de gestão.

Na segunda-feira (17), Cleber Monteiro foi sabatinado por cerca de quatro horas na Comissão de Saúde da CLDF.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.