A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (17), a criação da Procuradoria Especial da Defesa dos Direitos da Juventude. De autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL),o órgão interno tem como principal objetivo fiscalizar a aplicação das leis que protegem e promovem os direitos dos jovens no Distrito Federal.
O Estatuto da Juventude, conjunto de leis e regulamentos que define os direitos e diretrizes para os jovens, será o foco de atenção da procuradoria recém-criada. A nova entidade trabalhará para garantir que o estatuto seja cumprido e que os jovens tenham acesso às oportunidades e apoio necessários para alcançar seu pleno potencial.
O deputado Joaquim Roriz Neto enfatizou a importância de zelar pelas leis voltadas para a juventude, afirmando: “O jovem precisa de oportunidades e nós, enquanto representantes do povo aqui na Câmara, temos a obrigação de zelar pelo cumprimento das leis voltadas para essa parcela da população.”
Ele também destacou a necessidade de propor políticas e estratégias eficazes que garantam a capacitação profissional, o lazer e o acesso à cultura para os jovens, pois acredita que quando o jovem é tratado como ator principal pelo Estado, isso resulta em um futuro brilhante.