GPS Brasília comscore

Clarice Lagares: esposa, médica e mãe de dois

Seguir a carreira médica não é uma escolha fácil. Entre plantões, noites sem dormir, residências e especializações, ainda há de sobrar tempo para a vida pessoal, ainda mais quando se é mulher e tem de lidar com a cobrança social em relação à gravidez

 

Clarice Lagares, assim como outras médicas, passou anos focada na profissão e dedicada aos estudos. “Por conta da sobrecarga, eu imaginava que não estaria preparada para ter filhos naquele momento. Na minha cabeça, a maternidade era algo que aconteceria naturalmente, na sequência das fases da minha vida”, conta. 

 

Ao lado de seu marido, também médico, construiu uma carreira sólida e aproveitou para viajar muito sempre que podia. Mas, ao passo em que os filhos não vinham, a exigência da sociedade só aumentava. “Eu orava e pedia a Deus discernimento sobre como eu deveria encarar esse processo: se era para eu ser mãe, que Ele me preparasse, se não fosse da vontade Dele, que ele me ajudasse a aceitar”, comenta. 

 

WhatsApp Image 2023-05-14 at 11.43.10 (1).jpeg

 

Sendo assim, no ápice de seu momento profissional e trabalhando na aceitação de que poderia não ter filhos, Clarice engravidou de maneira natural. Nesse momento, ela parou de trabalhar por conta da pandemia. Conseguiu amamentar a Olívia, agora com dois anos, de forma exclusiva com leite materno até os seis meses e, após iniciada a introdução alimentar, retomou o trabalho na clínica. 

 

“Era um misto de querer aproveitar ao máximo a maternidade e uma vontade de retomar o trabalho por medo e insegurança de que eu não conseguir mais me restabelecer profissionalmente como outrora. Mas, isso é um medo bobo. Olívia sempre foi uma criança tranquila e isso me encorajou a iniciar um Mestrado. Estava plena: sendo mãe, trabalhando e estudando. Eu sentia uma felicidade infinita. Entre uma aula e outra do mestrado, eu amamentava”, confessa.

 

Para a surpresa da médica, quando sua primogênita estava com 11 meses, ela engravidou de Lucas. Nesse período, trabalhou até o barrigão não deixar mais. Segundo a recém mãe de dois, no começo não foi fácil. Era muito enjoo. O jaleco já não servia, as pernas incharam e o cansaço aumentou. 

 

“Isso me fazia pensar em todas as matriarcas que precisavam trabalhar até o momento do parto e que, muitas vezes, não estavam bem. Como o meu olhar mudou em relação a isso. Como eu queria que a sociedade olhasse com mais amor para as grávidas”.

 

WhatsApp Image 2023-05-14 at 11.43.10 (2).jpeg

 

Quando o caçula ainda estava na fase de amamentação exclusiva, ela não retornou ao trabalho, mas já tinha algumas cobranças. “Foi muito árduo o processo de construção profissional, mas o momento de construção de seres humanos bons, com valores, vale eu abrir mão de qualquer coisa”.

 

Os desafios em se dividir entre medicina e maternidade tiveram fases e foram guiados pela meta de dar o seu melhor, mesmo ao lidar com medos e inseguranças. No fim das contas, Clarice conclui o bate-papo com o GPS deixando claro que o balanço que faz é excelente

 

“Eu me sinto completa, feliz, realizada e orgulhosa da mãe que sou e dos filhos que tenho. Ser mãe com mais idade tem suas vantagens: tudo fica mais leve”, conclui. 

 

WhatsApp Image 2023-05-14 at 11.43.11.jpeg

 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.