GPS Brasília comscore

Cirurgião plástico Douglas Freire e o atendimento multidisciplinar

Equipe multiprofissional é composta por especialistas de diferentes áreas que trabalham em prol da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida

Compartilhe:

**Médicos, enfermeiros, psicólogos,** **nutricionistas** e por aí vai. O atendimento **multidisciplinar**, que engloba profissionais de diferentes **áreas**, tem como objetivo **potencializar** os resultados tão desejados pelos pacientes. Para a realização da **cirurgia plástica**, por exemplo, é fundamental contar com esse tipo de acompanhamento, para que todo o processo seja ainda mais rápido e satisfatório.

Além disso, o trabalho em conjunto também visa atingir o melhor efeito possível, tanto **físico** quanto **emocional**, prevenindo complicações e, ainda, **frustrações**. _”Quando falamos de aparência física, precisamos analisar alguns aspectos emocionais. Por isso, é extremamente relevante a união do cirurgião com um psicólogo, por exemplo”_, alerta o **cirurgião plástico Douglas Freire**.

![(Foto: JP Rodrigues)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/07042022_JP_Cirurgiao_Dr_Douglas7_771dad46d2.jpg)

Em conversa com o **GPS**, o médico falou sobre quais especialidades podem ser acionadas no **pré e pós-operatório**, em prol do atendimento multidisciplinar de qualidade.

**Nutricionista**

Controlar o **peso** é fundamental antes e após a cirurgia plástica, já que os resultados costumam ser melhores quando a pessoa não sofre oscilações de **massa corporal**. Assim, incluir o nutricionista no acompanhamento é indispensável para que se adquira novos **hábitos** e passe a ter uma maior consciência alimentar.

>”Em alguns casos, para realizar procedimentos, é necessário que o paciente perca peso e, por isso, indicamos acompanhamento com nutricionista”, comenta o médico Douglas Freire.

**Educador físico**

Realizar atividades físicas auxilia na **tonificação** e **fortalecimento** da musculatura, ajudando, assim, na **manutenção** dos resultados. Além disso, promove a redução dos **inchaços**, consequência muito comum após qualquer procedimento cirúrgico. O bem-estar também está em foco.

**Dermatologista**

O papel do dermatologista no acompanhamento multidisciplinar é o de analisar as características decorrentes da cirurgia. O profissional avalia e busca melhorias em aspectos como **edemas**; **trofismos cutâneo e muscular; cicatrizes; dor e sensibilidade**.

**Psicólogo**

O acompanhamento psicológico é recomendado para auxiliar também nas dificuldades que possam surgir e na redução da **ansiedade**. Além disso, o profissional é fundamental para que a pessoa desenvolva a sua **autoestima** nesse período.

Na maior parte dos casos, as **expectativas** e os desejos interferem bastante em como o paciente recebe esses resultados. _”Muitos pensam que a solução para o que acreditam ser o problema seja a cirurgia plástica, porém, a razão pode se traduzir por questões emocionais”_, comenta o médico Douglas Freire.

**Enfermeiros**

Esses especialistas **apoiam** os médicos em procedimentos mais específicos, como intervenções cirúrgicas. Também são aptos para prestar **suporte** diretamente aos pacientes que necessitam de cuidados básicos ou especializados.

**Massoterapeuta**

Fazer **drenagem linfática** após a cirurgia plástica ajuda na **recuperação**, principalmente quando estamos falando da **lipoaspiração**. O procedimento é uma boa opção para evitar o **inchaço** e os **hematomas** que podem surgir nesse momento. Além disso, a drenagem auxilia na regeneração dos tecidos e na ação **anti-inflamatória**, fortalece a **imunidade**, e ainda combate a **celulite**.

**Endocrinologista**

Um dos problemas mais comuns relacionados à endocrinologia é a **obesidade**. Muitas vezes, o acúmulo de peso de pacientes pode ser explicado devido a distúrbios **hormonais**. Essa especialidade se conecta à cirurgia plástica ao lembrarmos que não existe regra exata sobre o número que aparece na balança, porém, é preciso ter um peso **saudável e seguro**.