A busca por um sorriso perfeito com a cimentação de lentes de contato odontológicas é um sonho de muita gente, no entanto, muitas vezes realizar esse sonho pode se tornar um pesadelo. Quem faz o alerta é o dentista reabilitador oral da Brunetti Odontologia, Jonas Brunetti, que escuta esse relato frequentemente dos pacientes no seu consultório.
Com 15 anos de experiência em odontologia, ele contabiliza que, pelo menos, sete em cada 10 pacientes que ele atende buscam refazer algum procedimento. Dessa parcela, 70% querem refazer lentes de contato por problemas estéticos ou estruturais.
“Hoje, a maioria dos pacientes que recebo busca refazer procedimentos mal executados. Essas pessoas já chegam desconfiadas ao consultório, depois de se sentirem frutadas pelo atendimento anterior que as deixaram insatisfeitas. Por isso, é preciso entender a importância de sempre buscar um profissional qualificado e apto para o tipo de procedimento”, ressaltou Jonas.
No caso das lentes de contado, ele explica que, quando a aplicação é realizada de forma incorreta, por profissionais sem capacitação ou com materiais de baixa qualidade, pode haver uma série de problemas. Entre eles, infiltrações, traumas dentários, baixa durabilidade da lente, estética desfavorável e, até mesmo, a perda do dente.
Para reverter o problema, é necessário procurar ajuda especializada, sendo o mais indicado um reabilitador oral, que fará a retirada e a reinserção de novas lentes de contato. “Para fazer esse processo, o dentista precisa ter amplo conhecimento em todas as áreas odontológicas, porque o processo de colocação de lentes exige um olhar voltado para a integralidade da boca do paciente e análise detalhada como, por exemplo, do encaixe correto da mordida”, disse.
Além da atuação do profissional especializado, aparelhos modernos que conferem técnicas atualizadas são cruciais para conferir qualidade na retirada e colocação de lentes. Uma das tecnologias avançadas é LiteTouch. Trata-se de um laser Er:YAG de alta potência, que remove em cerca de 10 minutos as lentes de contato mal que precisam ser trocadas.
“Hoje, nossa clínica é uma das poucas no DF que possuem esse aparelho. Nos casos em que o paciente não conta com essa tecnologia, o dentista usa uma broca para remover a lente, o que pode gerar ainda mais traumas no dente, além da demora que fica em torno de uma hora e meia em média”, detalha Brunetti.
Após a retirada, a clínica que é 100% digital realiza o escaneamento bucal. A imagem é projetada em 3D no computador para que o dentista faça o planejamento estético e estrutural das lentes. De imediato, o paciente recebe lentes provisórias para que, durante poucos dias, faça testes de adaptação visual e do formato.
Assim que o paciente sinaliza que o modelo foi aprovado, o Brunetti Digital Lab fabrica as lentes definitivas, o que é um diferencial da clínica por contar com laboratório próprio para executar as lentes. Em geral, esse período demora até 40 dias, quando a clínica não tem laboratório próprio. “Nós somos a única clínica do Centro-Oeste com este formato integrado e consegue entregar, dependendo do caso, em até 1 semana”, detalhou.
Após a colocação das lentes, outro método avançado é o uso do aparelho de microscopia, o qual ajuda a verificar se há infiltração no dente, se a lente está bem adaptada e se são necessários ajustes. “Esse equipamento amplia a visibilidade de partes específicas do dente, as quais não conseguiríamos ver a olho nu”, finaliza o profissional, ao contabilizar que uma lente de contato bem aplicada pode durar acima de 10 anos.