GPS Brasília comscore

Cirurgia robótica na coluna já tratou mais de 60 pacientes em Brasília

Mais de 60 pacientes que sofrem com problemas na coluna já foram submetidos a cirurgias robóticas de sucesso desde que o procedimento inovador chegou a Brasília há pouco mais de um ano, em novembro de 2022. Um dos cirurgiões-ortopédicos responsáveis por trazer a metodologia inovadora para capital federal, o médico Rodrigo Lima, explica que as operações garantem precisão na intervenção cirúrgica que é feita por uma pequena incisão, em que braços mecânicos são conduzidos, reduzindo riscos ao paciente e acelerando a alta hospitalar.

“Essa primeira cirurgia robótica de Brasília, realizada em 2022, também foi a primeira desse tipo na América Latina. O paciente submetido ao procedimento teve uma recuperação excelente e voltou às atividades normalmente em curto tempo”, lembrou Lima. “Hoje, a cirurgia robótica já é uma realidade no Brasil graças a nossa equipe, graças ao Grupo Santa que trouxe essa tecnologia para o Hospital Santa Lúcia. Então, já é uma rotina nossa usufruir dessa tecnologia”, explicou.

Segundo ele, quando se fala em “uma cirurgia 100% minimamente invasiva”, que é a definição dessa operação robótica de coluna, significa dizer que a única incisão necessária é feita no tecido cutâneo. “Você só faz pequenos cortes na pele e através deles é possível fazer toda a cirurgia dentro da coluna, tirar uma hérnia, fazer uma descompressão, inserir pinos e fazer uma artrodese (procedimento realizado para aliviar dor), tudo sem precisar cortar o músculo”, esclareceu.

Com isso, ele explicou que a recuperação dos pacientes é rápida, a dor no pós-operatório é menor e o tempo de internação também é reduzido com o retorno às atividades diárias. “O paciente volta a trabalhar em torno de duas semanas após a cirurgia, então, o ganho do paciente é muito grande”, disse o médico.

Para aprender a operar a tecnologia, o ortopedista contou que precisou adquirir novos conhecimento fora do Brasil. “Foi necessário elevar a curva de aprendizado para manipular o equipamento. Tive que ir para a Alemanha. Além disso, acompanhei um estágio nos Estados Unidos, onde tive o primeiro contato com essa tecnologia. Hoje, temos um sistema de treinamento para os cirurgiões que querem aprender em Brasília”, afirmou.

O médico explica que o equipamento para fazer a cirurgia robótica tem custo elevado, já que é bastante específico para esse tipo de operação. “O nosso equipamento veio da Alemanha e ele tem uma integração de software com a parte de uma robótica que faz toda a leitura do exame do paciente e traduz esses dados para dentro de um sistema em que o robô reconhece cada posição anatômica, então, consigo saber exatamente em que ponto deve ser feita a intervenção”, detalhou.

Quanto ao custo do procedimento, Rodrigo Lima disse que o valor varia de acordo com a cirurgia que será realizada, mas atualmente já existem planos de saúde autorizam o uso dessa tecnologia. 

Veja também

No frio, é mais comum um tipo de depressão chamado …

A Geração Z, nascida entre meados de 1995 e 2010, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.