GPS Brasília comscore

Cirurgia robótica auxilia no tratamento do nervo ciático

Desde 2022, o **Hospital Santa Lúcia** utiliza uma técnica pioneira no tratamento do **nervo ciático**. A primeira **cirurgia robótica** da América Latina, que utiliza o robô **Cirq**, trouxe uma nova **perspectiva** na recuperação de pacientes que se preocupam em retomar as atividades do dia-dia.

O ciático é o **maior nervo do corpo humano**. Começa no final da coluna lombar e se estende até a ponta do pé, percorrendo os membros inferiores. Por ele, passa um **alto** e **complexo** volume de informações de sensibilidade e motricidade. Assim, qualquer inflamação ou **compressão** é suficiente para causar uma **dor intensa na perna**, a ponto de o enfermo perder força no membro afetado.

Na grande maioria das situações, o quadro é perfeitamente **tratável** com **analgésicos, repouso** e **fisioterapia**. Mas em momentos onde nem os medicamentos conseguem sanar a dor sentida pelo paciente, **é necessário intervir cirurgicamente**.

![Foto: Agência MiThi](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_8658_d32e359437.JPG)

O ortopedista **Rodrigo Lima**, que integrou a equipe da primeira cirurgia realizada pelo Hospital Santa Lúcia, explica que a causa mais comum de inflamação no ciático é a **hérnia de disco**, sendo os **idosos** e **sedentários** os mais propensos a desenvolver esse quadro. _”Tanto em razão da degeneração natural do corpo, quanto pela falta de atividade física, uma musculatura fraca acaba por sobrecarregar o disco intervertebral e o deixa mais favorável a lesões”_, aponta.

**Jovens** e **gestantes** também podem vir a sofrer com dores no nervo ciático, mesmo em proporção menor. Nesses casos, a inflamação se desenvolve após um **esforço intenso** durante a prática de atividades físicas ou pelas mudanças anatômicas que acontecem durante uma gravidez.

Rodrigo explica que os **benefícios** dessa intervenção tecnológica passam desde o **conforto** dos pacientes até uma **maior rapidez na recuperação**. _”Com toda essa inovação, o maior beneficiado é o paciente. A cirurgia é feita de forma menos invasiva e não gera lesões musculares. Consequentemente, ele fica menos tempo no hospital e se recupera muito mais rápido”_.

Ele ressalta que **para evitar** as inflamações no nervo ciático, **fazer exercícios** e evitar o sobrepeso é fundamental. Não ficar por muito tempo na mesma posição e evitar carregar muito peso também pode ajudar. _”Caso os sintomas persistam, é importante procurar um médico para avaliação e realização de exames de imagem”_, recomenda.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.