GPS Brasília comscore

Cine Brasília tem semana marcada por estreias nacionais

O mês de setembro é palco do lançamento de três filmes brasileiros, um deles sendo a pré-estreia do Auto da Boa Mentira

Compartilhe:

Apersar de ter sua reabertura oficial prevista penas para a segunda semana de outubro deste ano, o clássico **Cine Brasília**, projetado pelo lendário arquiteto Oscar Niemeyer, anunciou sua programação de filmes para a primeira e segunda semana de setembro, com direito a pré-estreia de diversos **filmes nacionais**, entre eles o **Auto da Boa Mentira**, do diretor **José Eduardo Belmonte**.

![Foto: Divulgação/Cultura DF](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_d86d822da6.jpg)

Em entrevista, o diretor **José Eduardo Belmonte** citou o filme argentino **_Relatos Selvagens_** como inspiração. _”O filme fala muito sobre os tempos atuais. Um comentário irônico sobre a cultura da mentira na sociedade brasileira”_, declarou o cineasta.

O Cine Brasília é um dos poucos cinemas de rua que ainda restaram no Brasil, e fica localizado na quadra modelo da Asa Sul, idealizada por Lúcio Costa e mapeada através do endereço EQS 106/107. Entre as estreias previstas para o próximo mês, estão os longas **Marte Um**, de Gabriel Martins, e **A Viagem de Pedro**, de Laís Bodanzky.

**Confira a programação:**

– **O Auto da Boa Mentira** (José Eduardo Belmonte)
**Sinopse** (Comédia/Brasil/2021/100min. Classificação indicativa: 10 anos)

Em quatro contos de Ariano Suassuna, Helder (Leandro Hassum), Fabiano (Renato Góes), Pierce (Chris Mason) e Lorena (Cacá Ottoni), vivem situações diferentes onde a mentira é sempre a protagonista.

**Horário**: quinta-feira, 01/09 às 19 horas

– **Marte Um** (Gabriel Martins)
**Sinopse** (Drama/Brasil/2022/1h55min. Classificação indicativa: 16 anos)

A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.

**Horários**: quinta-feira, 01/09 – 14h30
sexta a quarta-feira, 02/09 a 07/09 – 14h30 e 18h30

– **A Viagem de Pedro** (Laís Bodanzky)
**Sinopse** (Drama/Brasil/20221h36min. Classificação indicativa: 14 anos)

Um olhar intimista sobre a vida de Dom Pedro I (Cauã Reymond) e dos eventos históricos que giram em torno do príncipe, com atenção para um momento determinante de sua trajetória. Em 1831, o primeiro Imperador do Brasil volta à Europa sob condições adversas, no navio inglês Warspite. Diante de sua abdicação ao trono do Brasil, esse é um momento de profunda reflexão para D. Pedro I, que pondera os erros e acertos de sua administração desde o momento em que chegou no país com sua família aos 10 anos de idade, em 1808.

**Horários**: quinta-feira, 01/09 – 16h30 e 21h
sexta a quarta-feira, 02 a 07/09 – 16h30min e 20h30min