GPS Brasília comscore

Cine Brasília exibe clássicos de Jorge Furtado em 4k nesta semana

Além das produções do cineasta, Lispectorante e Manas também integram a programação que tem início na quinta-feira (29)

O Cine Brasília segue surpreendendo o público com uma programação renovada a cada semana. A partir desta quinta-feira (29), o público é convidado a revisitar dois marcos da cinematografia brasileira em altíssima definição. Em cópias restauradas em 4K, os clássicos Saneamento Básico, o Filme (2007) e o premiado curta Ilha das Flores (1989), ambos dirigidos por Jorge Furtado, voltam às telonas em sessões especiais.  As exibições integram uma grade que ainda traz os longas Lispectorante e Manas, reforçando o compromisso do espaço com a diversidade e a qualidade do cinema nacional.

Em Saneamento Básico, o Filme, Jorge Furtado mistura comédia, sátira política e crítica social para narrar a história de moradores de uma vila na Serra Gaúcha que, diante da falta de recursos para obras essenciais, decidem produzir um falso filme de terror para viabilizar, por vias tortas, a construção de uma estação de tratamento de esgoto. Com um elenco estrelado por Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga e Lázaro Ramos, o longa é uma reflexão bem-humorada sobre a burocracia e o abandono de direitos básicos, ao mesmo tempo em que celebra o poder transformador do cinema.

O filme terá as sessões abertas por Ilha das Flores, outra grande obra do diretor. Com apenas 13 minutos, a produção se tornou um ícone da crítica social ao abordar, de maneira engenhosa e com um ritmo narrativo ágil, as contradições do sistema capitalista e a lógica perversa da sociedade de consumo. A partir da trajetória de um simples tomate, o curta constroi um retrato impactante da desigualdade e do abandono, revelando a dura realidade de famílias que buscam alimento entre o lixo.

A programação desta semana traz ainda duas estreias de destaque no circuito do cinema nacional. Uma delas é Lispectorante, novo longa da cineasta pernambucana Renata Pinheiro, reconhecida por obras sensoriais e provocadoras. Estrelado por Marcélia Cartaxo, o filme apresenta uma narrativa simbólica e poética sobre uma mulher em crise que retorna à sua cidade natal e encontra uma misteriosa fenda na antiga casa de Clarice Lispector, um portal para visões que misturam memória, fantasia e transformação.

Outra estreia da semana é Manas, drama da diretora Marianna Brennand ambientado na Ilha do Marajó. A história acompanha Marcielle, uma adolescente de 13 anos que busca romper com o ciclo de violência que atravessa gerações em sua família. Com um elenco que inclui Jamilli Correa, Dira Paes e Rômulo Braga, o filme oferece um olhar sensível e potente sobre resistência, amadurecimento e os caminhos de emancipação feminina em contextos de vulnerabilidade social.

O Cine Brasília mantém em cartaz cinco produções, com destaque para o longa Homem com H, o documentário Criaturas da Mente, de Marcelo Gomes, e a animação Looney Tunes – O Filme: O Dia Que a Terra Explodiu. A programação inclui ainda sessões especiais: na sexta-feira (30), às 19h, será exibido o documentário Memórias de um Esclerosado, com presença do diretor e protagonista Rafael Corrêa, seguida de debate. No domingo (1º), às 18h, o premiado longa brasiliense Vermelho Bruto, de Amanda Devulsky, retorna ao Cine em sessão única, acompanhada de debate com a pesquisadora Juliane Peixoto e Gabriela de Mello, do cineclube CineBeijoca.

Programação completa  29 de maio a 04 de junho 

Quinta-feira

10h – Looney Tunes – O Filme: O Dia Em Que A Terra Explodiu

12h – Sessão ao Meio-Dia – Conclave

14h15 – Homem com H

16h40 – Manas

18h45 – Lispectorante

20h40 –  Ilha das Flores (curta-metragem) + Saneamento Básico, O Filme

Sexta-feira, 30/05

10h – Sessão Contraturno – Ilha das Flores (curta-metragem) + Saneamento Básico, O Filme

14h – Homem com H

17h – Lispectorante

19h – Sessão Especial – Memórias de um Esclerosado + debate

Sábado

10h – Looney Tunes – O Filme: O Dia Em Que A Terra Explodiu

14h – Lispectorante

15h50 – Homem com H

18h30 – Manas

20h50 – Ilha das Flores (curta-metragem) + Saneamento Básico, O Filme

Domingo

10h- Looney Tunes – O Filme: O Dia Em Que A Terra Explodiu

14h – Criaturas da Mente

16h – Sessão Família – Looney Tunes – O Filme: O Dia Em Que A Terra Explodiu

18h – Sessão Especial – Vermelho Bruto + debate

Segunda-feira

14h – Manas

16h30 – Ilha das Flores (curta-metragem) + Saneamento Básico, O Filme

19h – Cine Beijoca – Rio Babilônia

Terça-feira

14h- Looney Tunes – O Filme: O Dia Em Que A Terra Explodiu

16h – Ilha das Flores (curta-metragem) + Saneamento Básico, O Filme

18h25 –  Conclave

20h45 – Homem com H

Quarta-feira

10h – Looney Tunes – O Filme: O Dia Em Que A Terra Explodiu

14h – Criaturas da Mente

15h50 – Ilha das Flores (curta-metragem) + Saneamento Básico, O Filme

18h15 –  Homem com H

20h40 –  Manas

Serviço

Endereço: Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília, DF, 70345-400.
Informações pelo WhatsApp: 61 99878-2198 (seg a sex – das 14h às 18h) ou contato@cinebrasilia.com
Ingressos à venda na bilheteria ou no site. 

 

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI