Com a proximidade do Dia das Crianças, pais e mães precisam se virar nos trinta para decidir o que fazer com os filhos. Claro que são inúmeros eventos e atividades voltadas para celebrar a data especial, mas nem todas que agradam as crianças, agradam os bolsos dos responsáveis. Por isso, o GPS|Brasília preparou uma lista de cinco lugares ao ar livre em Brasília para levar os pequenos, sem precisar gastar nada.
Parque da Cidade Sarah Kubitschek:
O Parque da Cidade é um dos maiores e mais completos espaços verdes da capital. Com mais de 4 mil hectares, o local oferece mais do que espaços para piqueniques ou atividades físicas. Existem dois locais simbólicos, nostálgicos e 100% gratuitos que recomendamos para essa semana especial. São eles: o Parque Ana Lídia e o Castelinho. Ambos são parte da infância de qualquer brasiliense com mais de 30 anos.
O Ana Lídia se destaca por ser o maior parque de areia da capital federal. Com uma farta variedade de brinquedos, o mais famoso e procurado, sem dúvida, é o foquetinho. Já o Castelinho, que possui mais de 40 anos de existência, foi totalmente reformado, o que o credencia como mais uma excelente opção para a data especial.
Jardim Botânico de Brasília:
Ideal para os amantes da natureza, o Jardim Botânico é um espaço educativo que costuma encantar as crianças. Com trilhas e áreas para observação de plantas e animais, o local proporciona uma experiência única de aprendizado sobre a biodiversidade do cerrado. Os pequenos podem se envolver em atividades interativas e ainda aproveitar áreas para um lanche em família.
Para curtir o espaço sem pagar absolutamente nada, fiquem atentos aos horários. De terça a domingo, o horário para entrada gratuita de pedestres e ciclistas é das 6 às 8h30. Após esse horário o ingresso custa R$ 5 por pessoa. No entanto, crianças de até 10 anos, idosos a partir dos 60 anos e portadores de necessidades especiais estão isentos do pagamento.
Parque Olhos d’Água:
O Parque Ecológico Olhos D’Água é mais um dos parques públicos do Distrito Federal. Localizado na Asa Norte, o local possui 28 hectares e é um dos pontos mais frequentados da região.
Para as crianças, o parque conta com um parquinho infantil e claro que possui vários lugares para se fazer um bom piquenique, cercado por natureza de todos lados. No fim de semana o parque ficará aberto até às 21 horas.
Pontão do Lago Sul:
Não estamos falando apenas de um dos mais requisitados pontos turísticos da capital, o Pontão do Lago Sul é também uma ótima opção para levar as crianças a custo zero. Por conta dos atrativos, o local se tornou um completo centro de lazer.
Situado no Lago Sul, o Pontão recebe todos os meses, em média, cerca de 600 mil pessoas. Para os menores, além das várias opções gastronômicas, brincar beira lago, avistar as embarcações e se divertir nos parquinhos infantis do complexo são ótimas opções gratuitas de entretenimento.
Ermida Dom Bosco:
Se no Pontão não é permitido entrar no lago, na Ermida não existe nenhum tipo de restrição. E o mergulho nas águas do Paranoá é apenas uma das opções que o local oferece para as famílias visitantes. O local integra o Parque Ecológico Dom Bosco e fica situado à margem do Lago Paranoá, no Lago Sul.
De fácil acesso e entrada gratuita, a Ermida é perfeita para as crianças que curtem esportes radicais, afinal, o espaço conta com trilhas, ciclovias e uma ladeira, que se torna um grande atrativo para andar de bicicleta, skate, patinete e patins. Além disso, a Ermida possui decks que dão acesso ao lago.