_“A guerra na Ucrânia, as sanções ocidentais à Rússia e as políticas de Covid zero da China causaram problemas na cadeia de suprimentos que, combinados com o aumento das taxas de juros e mudanças nas taxas de câmbio, resultaram em uma crise de custo de vida em todo o mundo”._
Assim como foi dito por **Upasana Dutt**, chefe de custo de vida mundial da _Economist Intelligence Unit_, em um comunicado à imprensa, o **custo de vida médio** aumentou 8,1% em 2022.

>“Podemos ver claramente o impacto no índice deste ano, com o aumento médio de preços nas 172 cidades em nossa pesquisa, sendo o mais forte que vimos nos 20 anos, para os quais temos dados digitais. O aumento nos preços da gasolina nas cidades foi particularmente forte (como no ano passado), mas alimentos, serviços públicos e utensílios domésticos estão ficando mais caros para os moradores da cidade”, acrescentou Upasana.
O maior motivo do **aumento** de preços na **Europa Ocidental**, por exemplo, foi o acréscimo no valor do **gás**, resultado da **guerra** russa na Ucrânia e, assim, a região tentando encontrar fontes alternativas de **gás**. O custo de um litro de **gasolina** também aumentou 22% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ao contrário do que muitos possam imaginar, essa é a primeira vez que **Nova Iorque** aparece no topo do _ranking_ das **cidades mais caras para se morar** em 2022. Duas outras metrópoles americanas também chegaram ao topo — **Los Angeles**, em quarto lugar, e **San Francisco**, em oitavo.

**Confira a lista das 10 cidades mais caras!**
1- Nova York, EUA
2- Singapura
3- Tel Aviv, Israel
4- Hong Kong
5- Los Angeles, EUA
6- Zurique, Suíça
7- Genebra, Suíça
8- São Francisco, Califórnia, EUA
9- Paris, França
10- Copenhague, Dinamarca