A capital da Escócia, Edimburgo, foi recentemente eleita como o melhor destino cultural da Europa para se visitar em 2024. O prêmio World Travel Awards concedeu o título à cidade que saiu na frente de lugares como Atenas, Paris, Londres e Veneza.
Destino imperdível para os amantes da arte, da história e da cultura europeia, Edimburgo, oferece ainda uma arquitetura impressionante, por isso foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1995.
Com áreas que representam diferentes eras e estilos arquitetônicos, como a Cidade Velha, com suas ruas estreitas e históricas, e a Cidade Nova, com planejamento urbano georgiano, formam um contraste único que exibe a evolução e o desenvolvimento urbano ao longo dos séculos.
Entre os pontos turísticos estão o Castelo de Edimburgo, uma construção do século XII, os elegantes edifícios neoclássicos que surgiram entre os séculos XVIII e XIX e os museus e monumentos históricos são as principais atrações para quem quer conhecer a fundo a região.
A gastronomia da cidade é outro destaque que contribui para seu prestígio. Edimburgo tem cinco restaurantes com estrelas Michelin, além de opções que vão desde os mais sofisticados para agradar os paladares mais exigentes, aos aconchegantes cafés e bistrôs.
Para quem busca diversão, a cidade também conta com festivais de renome que acontecem ao longo do ano. Em abril, o Festival de Ciências explora o fascinante mundo da ciência e tecnologia, enquanto o Festival de Jazz e Blues, em julho, traz o melhor da música para a cena cultural da cidade. Mas mês de agosto é melhor, porque é quando acontece o Festival Internacional de Edimburgo, o Fringe, o Festival de Arte, o Festival Internacional de Cinema