Na hora de viajar, seja para férias, trabalho ou compromissos pessoais, os passageiros priorizam conforto, pontualidade e bom atendimento. Atendendo a essas expectativas, a Brussels Airlines foi eleita a melhor companhia aérea do mundo no ranking AirHelp Score 2024, divulgado nesta terça-feira (3). No estudo, 109 companhias aéreas foram avaliadas por 19,8 mil usuários de 54 países, no período de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2024.
A pesquisa abordou três aspectos principais: a pontualidade dos voos, a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas aéreas e a eficiência no processamento de reclamações, com foco no atendimento a pedidos de indenização dos clientes. Seguindo os pontos avaliados, a empresa belga superou gigantes do setor, incluindo a Qatar Airways, que liderou nos dois últimos anos, ao atingir nota 8,12, com destaque para a eficiência no tratamento de reclamações (8,7), satisfação dos clientes (7,9) e pontualidade (7,8).
Entre as aéreas brasileiras, a Latam Airlines não aparece no ranking deste ano, após figurar em 2022 na 5ª posição. Gol e Azul, por sua vez, apresentaram quedas nas classificações pelo segundo ano consecutivo. A Gol perdeu 10 posições, caindo para o 78º lugar, enquanto a Azul teve a maior queda entre as brasileiras, despencando do 47º para o 83º lugar.
No entanto, a Latam se destacou com a 23ª posição, sendo bem avaliada em pontualidade e qualidade de serviço, mas com desempenho insatisfatório no processamento de reclamações, o que impactou sua nota final de 7,16. A Gol, na 78ª posição, obteve boas notas em pontualidade e serviços, mas registrou uma performance negativa no atendimento de reclamações, resultando em uma pontuação de 5,44. Já a Azul, que ocupou o 83º lugar, teve boas avaliações em serviço e pontualidade, mas também enfrentou dificuldades no processamento de reclamações, alcançando uma pontuação final de 5,32.
Melhores companhias aéreas do mundo
1° Brussels Airlines, da Bélgica
2° Qatar Airways, do Catar
3° United Airlines, dos Estados Unidos
4° American Airlines, dos Estados Unidos
5° Play, da Islândia
6° Austrian Airlines, da Áustria
7° LOT Polish Airlines, da Polônia
8° Air Arabia, dos Emirados Árabes Unidos
9° Wideroe, da Noruega
10° Air Serbia, da Sérvia