Enquanto festividades de fim de ano preenchem os dias, um presente celestial se aproxima ao mesmo tempo: uma chuva de estrelas cadentes, encherão os céus na próxima semana em diferentes partes do globo.
Chamada de as Gemínidas, o evento poderá ser visto a partir das 22h de quarta-feira (13) até as 2h de quinta-feira (14), contemplando locais do Hemisfério Norte e Sul, inclusive o Brasil, embora de forma mais discreta.
O espetáculo promete exibir cerca de 150 meteoros por hora. Originária do asteroide 3200 Phaethon, essa chuva de meteoros é formada por detritos, como pedaços de rocha e poeira, deixados pelo asteroide em sua órbita solar.
Inspiradas por Gêmeos, constelação de origem aparente quando observada da Terra, as Gemínidas podem ser vistas em qualquer parte do céu, apesar de sua origem. Registros desse fenômeno já foram feitos em anos anteriores.
Para desfrutar melhor desse espetáculo celeste, recomenda-se buscar locais com menor interferência luminosa, longe das luzes urbanas, permitindo que os olhos se ajustem à escuridão antes de testemunhar o espetáculo colorido.