Há quem diga que Brasília não tem uma comida típica, como Salvador tem o acarajé, Goiânia tem o empadão, Recife tem o bolo de rolo… Mas, afinal, o que define uma comida ser típica de alguma região? A presença em grande parte do território? A aceitação da população, talvez? Bom, pensando por esses aspectos, podemos dizer que sim, existe uma receita que é tradicional da capital federal: churros. Na verdade, o Churros do Tio, mais especificamente.
Entre os sabores que marcaram gerações na cidade, poucos são tão icônicos quanto os do Churros do Tio. A empresa foi fundada em 1976 pelo mineiro Gláucio Aurélio Coutinho, e se tornou um símbolo da capital por estar presente em diferentes momentos da vida dos brasilienses, como em festas tradicionais. O Churros do Tio cresceu impulsionado pela qualidade do produto e pelo carinho dos clientes, o que o consolidou como uma instituição gastronômica de Brasília.

Gláucio Aurélio Coutinho, o fundador do Churros do Tio
Hoje, quase cinquenta anos depois, o negócio segue a todo vapor sob o comando de Gláucio Aurélio Coutinho Júnior, filho do fundador. Desde 2023, após o falecimento do pai, ele assumiu a missão de manter viva a tradição e, ao mesmo tempo, levar a marca a novos patamares. “A qualidade do produto, que sempre se manteve fiel ao tradicional, o amor que meu pai dedicou à empresa e a memória afetiva que criamos com tantas pessoas são o que nos tornaram parte da história de Brasília”, destaca Júnior.
A transição para a direção do empreendimento ocorreu de forma natural. Antes mesmo da perda de seu pai, ele já atuava ativamente nos negócios. “Por conta da pandemia e outros fatores, meu pai já havia se ausentado bastante. Mas ele sempre teve muita confiança de que eu daria continuidade com a mesma dedicação que ele tinha”, conta.
Os desafios, no entanto, não foram poucos. Para Júnior, a pandemia foi um dos períodos mais difíceis para o empreendimento, o que exigiu dele muita resiliência para manter a marca de pé. “Ainda estamos nos restabelecendo, mas temos planos para continuar expandindo a nossa história. Algumas mudanças estão por vir, e estamos construindo o caminho para elas”, afirma.
O agora dono da empresa acredita que o Churros do Tio cresceu pelo reconhecimento espontâneo do público. Antes da era digital e do boom das redes sociais, o sucesso era impulsionado pelo marketing mais tradicional de todos: o boca a boca. “Vendíamos nas quadras, escolas, alguns clubes. Com o tempo, passamos a participar de importantes eventos da cidade, como a Festa dos Estados e as mais badaladas festas juninas. Foi a qualidade do nosso churros e do nosso trabalho que nos fez crescer”, relembra.
A receita do churros, que caiu no gosto do brasiliense, foi meticulosamente aperfeiçoada por Coutinho e por sua esposa ao longo dos anos. “Nosso churros sequinho e crocante e o doce de leite especial são o que nos tornaram tão amados”, explica Júnior. Mas não é só o recheio de doce de leite que faz sucesso no negócio: chocolate e Nutella, além de outros mais inusitados, como goiabada e queijo, também estão disponíveis.
Para Júnior, a história de um lugar é essencial para criar identidade. “Tradições movem vidas, e temos muito orgulho de sermos um pedaço da história de Brasília”, revela. “Em 2026, completaremos cinquenta anos e sabemos que fizemos parte da vida de muitas pessoas”, celebra.
Além de marcar gerações, o Churros do Tio também inspirou novos empreendedores. “Acredito que incentivamos outros negócios e ajudamos a consolidar muitas outras histórias de sucesso”, reflete.
O fundador da empresa sempre foi reconhecido por seu carisma e dedicação ao trabalho. “Meu pai era apaixonado pelo que fazia. Tinha uma imensa empatia pelo próximo, e os clientes sempre trazem histórias de respeito e bondade. Ele valorizava o que tinha, trabalhava duro e sempre levava consigo um sorriso”, conta o filho. Entre os ensinamentos deixados, destacam-se o respeito, a perseverança e o amor pelo trabalho.
Júnior acredita que manter um negócio de cinco décadas em uma cidade tão dinâmica como Brasília é um desafio, mas é também uma gratificação. “Brasília é uma cidade que acompanha totalmente as mudanças do mundo, e continuar nos destacando nesse meio é surreal. Isso é graças ao amor, à dedicação e ao trabalho duro de toda a vida do meu pai”, enfatiza.
E o futuro promete novidades. Além de consolidar a presença na capital federal, ele pretende levar o Churros do Tio para outras regiões. “Temos muitos clientes que não residem mais aqui e compartilham desse desejo. Estamos trabalhando para tornar isso uma realidade”, revela. Outra grande notícia é o retorno da loja física, que está nos planos da marca.