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Churros do Tio: a história do negócio que se tornou comida típica de Brasília

No aniversário de Brasília, saiba mais sobre um dos negócios mais tradicionais da cidade

Há quem diga que Brasília não tem uma comida típica, como Salvador tem o acarajé, Goiânia tem o empadão, Recife tem o bolo de rolo… Mas, afinal, o que define uma comida ser típica de alguma região? A presença em grande parte do território? A aceitação da população, talvez? Bom, pensando por esses aspectos, podemos dizer que sim, existe uma receita que é tradicional da capital federal: churros. Na verdade, o Churros do Tio, mais especificamente.

Entre os sabores que marcaram gerações na cidade, poucos são tão icônicos quanto os do Churros do Tio. A empresa foi fundada em 1976 pelo mineiro Gláucio Aurélio Coutinho, e se tornou um símbolo da capital por estar presente em diferentes momentos da vida dos brasilienses, como em festas tradicionais. O Churros do Tio cresceu impulsionado pela qualidade do produto e pelo carinho dos clientes, o que o consolidou como uma instituição gastronômica de Brasília.

Churros do Tio: a história do negócio que se tornou comida típica de Brasília

Gláucio Aurélio Coutinho, o fundador do Churros do Tio

Churros do Tio: a história do negócio que se tornou comida típica de Brasília
Hoje, quase cinquenta anos depois, o negócio segue a todo vapor sob o comando de Gláucio Aurélio Coutinho Júnior, filho do fundador. Desde 2023, após o falecimento do pai, ele assumiu a missão de manter viva a tradição e, ao mesmo tempo, levar a marca a novos patamares. “A qualidade do produto, que sempre se manteve fiel ao tradicional, o amor que meu pai dedicou à empresa e a memória afetiva que criamos com tantas pessoas são o que nos tornaram parte da história de Brasília”, destaca Júnior.

A transição para a direção do empreendimento ocorreu de forma natural. Antes mesmo da perda de seu pai, ele já atuava ativamente nos negócios. “Por conta da pandemia e outros fatores, meu pai já havia se ausentado bastante. Mas ele sempre teve muita confiança de que eu daria continuidade com a mesma dedicação que ele tinha”, conta.

Os desafios, no entanto, não foram poucos. Para Júnior, a pandemia foi um dos períodos mais difíceis para o empreendimento, o que exigiu dele muita resiliência para manter a marca de pé. “Ainda estamos nos restabelecendo, mas temos planos para continuar expandindo a nossa história. Algumas mudanças estão por vir, e estamos construindo o caminho para elas”, afirma.

O agora dono da empresa acredita que o Churros do Tio cresceu pelo reconhecimento espontâneo do público. Antes da era digital e do boom das redes sociais, o sucesso era impulsionado pelo marketing mais tradicional de todos: o boca a boca. “Vendíamos nas quadras, escolas, alguns clubes. Com o tempo, passamos a participar de importantes eventos da cidade, como a Festa dos Estados e as mais badaladas festas juninas. Foi a qualidade do nosso churros e do nosso trabalho que nos fez crescer”, relembra.

Churros do Tio: a história do negócio que se tornou comida típica de Brasília

A receita do churros, que caiu no gosto do brasiliense, foi meticulosamente aperfeiçoada por Coutinho e por sua esposa ao longo dos anos. “Nosso churros sequinho e crocante e o doce de leite especial são o que nos tornaram tão amados”, explica Júnior. Mas não é só o recheio de doce de leite que faz sucesso no negócio: chocolate e Nutella, além de outros mais inusitados, como goiabada e queijo, também estão disponíveis.

Churros do Tio: a história do negócio que se tornou comida típica de Brasília Churros do Tio: a história do negócio que se tornou comida típica de Brasília Para Júnior, a história de um lugar é essencial para criar identidade. “Tradições movem vidas, e temos muito orgulho de sermos um pedaço da história de Brasília”, revela. “Em 2026, completaremos cinquenta anos e sabemos que fizemos parte da vida de muitas pessoas”, celebra.

Além de marcar gerações, o Churros do Tio também inspirou novos empreendedores. “Acredito que incentivamos outros negócios e ajudamos a consolidar muitas outras histórias de sucesso”, reflete.

O fundador da empresa sempre foi reconhecido por seu carisma e dedicação ao trabalho. “Meu pai era apaixonado pelo que fazia. Tinha uma imensa empatia pelo próximo, e os clientes sempre trazem histórias de respeito e bondade. Ele valorizava o que tinha, trabalhava duro e sempre levava consigo um sorriso”, conta o filho. Entre os ensinamentos deixados, destacam-se o respeito, a perseverança e o amor pelo trabalho.

Churros do Tio: a história do negócio que se tornou comida típica de Brasília Churros do Tio: a história do negócio que se tornou comida típica de Brasília

Júnior acredita que manter um negócio de cinco décadas em uma cidade tão dinâmica como Brasília é um desafio, mas é também uma gratificação. “Brasília é uma cidade que acompanha totalmente as mudanças do mundo, e continuar nos destacando nesse meio é surreal. Isso é graças ao amor, à dedicação e ao trabalho duro de toda a vida do meu pai”, enfatiza.

E o futuro promete novidades. Além de consolidar a presença na capital federal, ele pretende levar o Churros do Tio para outras regiões. “Temos muitos clientes que não residem mais aqui e compartilham desse desejo. Estamos trabalhando para tornar isso uma realidade”, revela. Outra grande notícia é o retorno da loja física, que está nos planos da marca.

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