O artista plástico **Christus Nóbrega** vivenciou o momento que considerou **inesquecível** na sua carreira. Teve a sua obra _rir_ apreciada e assinada pelo presidente **Lula**, durante sua visita à exposição _Brasil Futuro – As Formas da Democracia_, no **Museu Nacional da República,** aberta no dia da posse presidencial.
_”O gesto foi um decreto poético, uma sanção à volta do riso”._ Lula, acompanhado da mulher, **Janja**, percorreu toda a exposição, cuja curadoria tem a assinatura de _Lilia Schwarcz_, ouvindo atento os artistas presentes. “_E a volta da cultura e o interesse de fomentar este segmento, bem como a diversidade religiosa e a equidade de gênero”_, diz Christus, paraibano, radicado em Brasília desde 2005.
_Rir_ é uma **vídeo-instalação**, onde vários atores foram convidados a **rirem**. _”O riso contamina. Quando vemos alguém sorrindo, nossa tendência é sorrir também. Fica o convite para que a gente volte a sorrir como sociedade e em coletividade. É um exercício de irmandade, na expectativa pelo contágio de coisas boas”_, define Christus, lembrando que esta é a primeira obra de arte brasileira assinada por um presidente.
O artista explica que o decreto é uma **poesia visual**, cuja página traz o **símbolo** inicial em que a palavra rir aparece invertida. Ela também se assemelha a uma flor brotando. Ou quem sabe uma pessoa de braços abertos. Talvez um prédio de Brasilia. _”Penso em todas essas possibilidades e também no trocadilho entre rir e ir. A continuidade do movimento para um lugar de abrigo, de afeto”_, finaliza. Christus, que também é professor do **Instituto de Artes da UnB** e atualmente tem ateliê no **Jardim Botânico**.