Christus Nóbrega chega a Casa Albuquerque com exposição ‘Floricultura’

Estudo de Dinâmica Floral IV. Foto: Divulgação

Já conhecido pela cidade pela sua arte crítica e disruptiva, Christus Nóbrega chega a Casa Albuquerque para a sua primeira exposição individual a ser realizada pela galeria. Paraibano, mas completamente enraizado na terra seca e vermelha de Brasília, Christus é professor na Universidade de Brasília e dono de obras em acervos e coleções privadas e institucionais pelo Brasil e mundo à fora.

Série Floricultura (2023) – Botão de Flor

Na cidade onde mora e trabalha, trará a exposição Floricultura, a partir do dia 23 deste mês. A mostra conta com naturezas-mortas impressas com pigmento mineral sobre papel de algodão. Ao lado das obras inéditas, mais peças do artista para compor a mostra, algumas delas da coleção Sudário (2013- 2014), que têm como matéria prima o sangue do artista, após passar por processo químico, transformado em tinta para ser usada em impressora jato de tinta.

As imagens impressas na série Sudário são de plantas de poder utilizadas nas tradições religiosas brasileiras de matrizes africana e indígena. A videoperformance que registra a coleta de sangue a partir da qual a tinta é produzida será também exibida durante a exposição.

O texto da exposição é da psicanalista Silvia Badra, que nos leva a refletir sobre a efemeridade do belo que se encontra no ápice da floração, onde o homem tenta, em vão, reproduzir; sobre a ambiguidade inerente ao termo natureza morta; sobre a fugacidade – e a consequente preciosidade – daquilo que está vivo.

“Quem sabe a inteligência artificial trazida pelo artista não esteja aí como mais um questionamento sobre as tentativas humanas de prolongamento de si mesmo, como mais uma ferramenta de extensão da vida, reproduzindo os sentimentos que uma floricultura nos provoca? A floricultura, como um lugar de encontro com caules cirurgicamente cortados, faz urgir os relógios e nos aponta para a finitude”, escreve Silvia.

 

SERVIÇO
Christus Nóbrega – Floricultura
Data: 23 de setembro a 28 de outubro
Hora: seg-sex: 10 às 19 h | sab: 10 às 13 hs
Local: Casa Albuquerque Galeria de Arte | SHIS QI 05 bl. C lj. 09 – sobreloja – CL | Lago Sul – Brasília
Telefone: 61 99885 1030
Instagram: @casa_albuquerque

 

Confira algumas das peças:

Relacionados.

Clube do Choro de Brasília celebra os 10 anos do Festival Divas do Samba

Feira de cervejas artesanais movimenta Brasília neste fim de semana

No Iguatemi Brasília, CineMaterna exibe filmes para famílias com bebês