A Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, está prestes a viver um capítulo inédito em sua história de 44 anos. A Chevrolet anunciou que o próximo representante da marca nas pistas será o SUV Tracker, que substituirá o tradicional sedã Cruze a partir da temporada 2025. Essa decisão marca uma quebra na tradição, já que Opala, Omega, Vectra, Sonic, Astra e Cruze foram os modelos consecutivos da montadora na competição, todos sedãs.
A mudança reflete a crescente tendência do mercado consumidor, que elevou as vendas de SUVs a mais de 40% dos veículos de passeio. Chris Rego, diretora de Marketing da GM América do Sul, destaca que o veículo é uma referência nesse segmento. “O Chevrolet Tracker é referência nesse sentido, motivando a decisão de levá-lo também às pistas. O intuito é trazer ainda mais emoção e apelo para a Stock Car”, afirmou.
Antes da confirmação do Tracker, o SUV recebeu a versão RS, de apelo esportivo, que terá destaque especial nos autódromos. Com o encerramento do ciclo do Cruze em 2024, o Tracker assume a responsabilidade de dar continuidade ao histórico de sucesso da Chevrolet na Stock Car.
A Stock Car não apenas terá um novo modelo de carro, mas também uma plataforma totalmente repaginada a partir de 2025. O novo veículo será o mais avançado já concebido, construído com aço específico, inovações em conectividade e captação de dados, visando desempenho e segurança. A asa móvel em fibra de carbono, inspirada na Fórmula 1, é um dos destaques, prometendo tornar o carro mais veloz e estável.
Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car, enfatiza a temporada de 2025 será um divisor de águas na história da competição. “Muita pesquisa e tecnologia foram empregadas para que tenhamos o carro mais seguro, performático e tecnológico na nossa história. Ele vai levar muito mais emoção, não só para os pilotos, mas também aos nossos fãs”, destaca.
Além disso, do ponto de vista mecânico, o atual propulsor V8 será substituído por um 2.1 turbo, mantendo a potência de 500 cavalos, mas ganhando uma nova transmissão, chassi e suspensão para garantir mais leveza e agilidade.