**1,5 milhão de franceses já assistiram a essa produção nos cinemas**, e no dia 8 de setembro é a vez do Brasil. **_O Próximo Passo_** acompanha o processo de redescoberta e superação de uma promissora bailarina após sofrer um doloroso trauma durante uma apresentação, é estrelada por Marion Barbeau, integrante da companhia Balé da Ópera de Paris, em seu primeiro papel como atriz. Com distribuição nacional da Bonfilm, O Próximo Passo integrou a seleção do _Festival Varilux de Cinema Francês 2022_ e foi o longa-metragem de maior público do evento, arrancando elogios do público e da crítica.
Repleto de belos movimentos e coreografias, O Próximo Passo tem sua enérgica e emocionante trama dirigida pelo famoso diretor francês **Cédric Klapisch** (_O Albergue Espanhol, Bonecas Russas_), que também assina o roteiro ao lado de Santiago Amigorena (_Encontros_). Já à frente das câmeras, **grandes nomes do cinema francês** como Denis Podalydès (_Conquistar, Amar e Viver Intensamente_) e Muriel Robin (_Marie-Line_), além do coreógrafo, dançarino e compositor israelense **Hofesh Shechter** como parte do elenco e responsável pelas coreografias e músicas do filme.
Com uma **narrativa leve e bem-humorada**, a trama do filme é focada em Elise (Marion Barbeau), uma **jovem e talentosa bailarina** que sofre uma grave lesão no pé em um espetáculo logo após flagrar a traição de seu namorado. Com o corpo e o coração feridos, e apesar de vários especialistas afirmarem que nunca mais poderia voltar a dançar como antes, Elise luta por sua recuperação e lida com distintos caminhos e pessoas que a ajudam a **superar seus traumas recentes**. Aos poucos vai descobrindo um novo rumo para seu talento no excêntrico mundo da dança contemporânea.
Segundo Klapisch, a ideia de fazer um filme de ficção sobre o poder da dança tinha mais de vinte anos e **a oportunidade surgiu ainda durante a pandemia**. Ele conta que após editar alguns vídeos de dança feitos pelos bailarinos do Balé da Ópera de Paris em seus celulares, a ideia se cristalizou. Para ele era de extrema importância que os atores também atuassem no momento das coreografias:
>_“Quando se faz um filme sobre dança, é imperativo que quem atua, também dance. As pessoas que encenam as cenas devem ser os que estão ensaiando ou dançando. Eu queria que fossem dançarinos se apresentando e não atores dançando. **Dançar é acima de tudo um dos prazeres da vida**. A história de ‘O Próximo Passo’ se baseia em uma ideia de reconstrução, renascimento, de avançar para algo positivo e solar, quaisquer que sejam os esforços para consegui-los. Eu poderia dizer que é um filme sobre a vida. Um filme sobre o prazer profundo de quem dança e tem essa ideia de se superar”_, explica o diretor em entrevista realizada para divulgação do longa.