Chega ao Brasil o aguardado filme francês ‘O Próximo Passo’

**1,5 milhão de franceses já assistiram a essa produção nos cinemas**, e no dia 8 de setembro é a vez do Brasil. **_O Próximo Passo_** acompanha o processo de redescoberta e superação de uma promissora bailarina após sofrer um doloroso trauma durante uma apresentação, é estrelada por Marion Barbeau, integrante da companhia Balé da Ópera de Paris, em seu primeiro papel como atriz. Com distribuição nacional da Bonfilm, O Próximo Passo integrou a seleção do _Festival Varilux de Cinema Francês 2022_ e foi o longa-metragem de maior público do evento, arrancando elogios do público e da crítica.

Repleto de belos movimentos e coreografias, O Próximo Passo tem sua enérgica e emocionante trama dirigida pelo famoso diretor francês **Cédric Klapisch** (_O Albergue Espanhol, Bonecas Russas_), que também assina o roteiro ao lado de Santiago Amigorena (_Encontros_). Já à frente das câmeras, **grandes nomes do cinema francês** como Denis Podalydès (_Conquistar, Amar e Viver Intensamente_) e Muriel Robin (_Marie-Line_), além do coreógrafo, dançarino e compositor israelense **Hofesh Shechter** como parte do elenco e responsável pelas coreografias e músicas do filme.

Com uma **narrativa leve e bem-humorada**, a trama do filme é focada em Elise (Marion Barbeau), uma **jovem e talentosa bailarina** que sofre uma grave lesão no pé em um espetáculo logo após flagrar a traição de seu namorado. Com o corpo e o coração feridos, e apesar de vários especialistas afirmarem que nunca mais poderia voltar a dançar como antes, Elise luta por sua recuperação e lida com distintos caminhos e pessoas que a ajudam a **superar seus traumas recentes**. Aos poucos vai descobrindo um novo rumo para seu talento no excêntrico mundo da dança contemporânea.

Segundo Klapisch, a ideia de fazer um filme de ficção sobre o poder da dança tinha mais de vinte anos e **a oportunidade surgiu ainda durante a pandemia**. Ele conta que após editar alguns vídeos de dança feitos pelos bailarinos do Balé da Ópera de Paris em seus celulares, a ideia se cristalizou. Para ele era de extrema importância que os atores também atuassem no momento das coreografias:

>_“Quando se faz um filme sobre dança, é imperativo que quem atua, também dance. As pessoas que encenam as cenas devem ser os que estão ensaiando ou dançando. Eu queria que fossem dançarinos se apresentando e não atores dançando. **Dançar é acima de tudo um dos prazeres da vida**. A história de ‘O Próximo Passo’ se baseia em uma ideia de reconstrução, renascimento, de avançar para algo positivo e solar, quaisquer que sejam os esforços para consegui-los. Eu poderia dizer que é um filme sobre a vida. Um filme sobre o prazer profundo de quem dança e tem essa ideia de se superar”_, explica o diretor em entrevista realizada para divulgação do longa.

Relacionados.

Terceiro filme da saga ‘O Protetor’ tem ritmo bem menos elétrico

Jamie Lee Curtis se pronuncia após greve de Hollywood completar 130 dias

Cinco lançamentos para se programar e assistir ao longo da semana