GPS Brasília comscore

Chef indica roteiro gastronômico para celebrar o aniversário de BSB

A capital do País completa 64 anos neste domingo. Brasília oferece um parque gastronômico que combina culinárias de todo o Brasil e do mundo, mas com identidade muito própria, que carrega o terroir do cerrado do Planalto Central.

O chef Gil Guimarães, proprietário da Baco Pizzaria, uma das 20 melhores da América Latina, conhece os segredos mais bem guardados das delícias brasilienses. Para celebrar o aniversário da cidade, ele  elencou seus lugares favoritos, desde experiências gastronômicas em restaurantes renomados até os botecos mais raiz. 

“Moro aqui desde 1983, sou apaixonado por Brasília. Me encanta ver como o cenário gastronômico está em constante mudança e evolução”, avalia o chef. A seguir, um pequeno roteiro dos lugares favoritos de Gil. 

Foto: Cortesia/Rafael Facundo

Baco Pizzaria

Fundada há 25 anos, acaba de ser eleita uma das 20 melhores da América Latina pelo ranking 50 Top Pizza. Seu cardápio mescla a técnica napolitana com ingredientes produzidos localmente. Inclusive na carta de vinhos, que conta com rótulos elaborados pelo Vinhedo Lacustre, vinícola urbana situada em pleno Lago Norte. Destaque para a pizza Calabresa Bêbada, com pizza flambada na cachaça

Toca do Chopp

Um autêntico botequim sob o comando do mineiro Claude Capdeville é uma das principais atrações do Quituart – complexo gastronômico no Lago Norte. Claude prepara um insuperável joelho de porco, jiló recheado e, dizem, as melhores empadinhas do Brasil. O cardápio varia de acordo com a criatividade do chef.

Amigão

O botequim mais raiz do Planalto Central tem também a melhor batata chips do Brasil, feita fresquinha lá mesmo. Para acompanhar a cerveja geladíssima, serve também um rosbife de comer de joelhos. Tem duas unidades no Plano Piloto: a primeira e mais autêntica é a da 306 Sul.

Dom Francisco

À frente da cozinha, o Chef Francisco Ansiliero foi padre, professor universitário, diretor de escola e líder político (diretor da UNE na época da ditadura). No cardápio, Francisco conta que o tripé que faz as glórias da casa até os dias de hoje são a picanha, o tambaqui e o bacalhau – que contam a história de sua vida. 

Le Birosque

Com a proposta Gastrobar, nascido no Quituart, a casa do chef Luiz Trigo mudou-se para a Asa Sul. Sua porchetta é famosíssima no Distrito Federal. O local, descontraído, fica bem em frente à Baco da Asa Sul. 

Teta Cheese Bar 

Os gaúchos André Vasquez e Marina Vecchia criaram o conceito de um bar em que queijos artesanais brasileiros harmonizam com cervejas especiais e coquetéis. O nome TETA vem de teta de animal mesmo. Costumam dizer que o queijo artesanal brasileiro é o verbo de ligação entre todos os setores da casa. Ele aparece na loja exposto em uma grande vitrine e é vendido no quilo. Queijos são as estrelas do cardápio, com pratos quentes, sanduíches, petiscos e tábuas. Aos fins de semana, serve um dos brunchs mais disputados de Brasília.

Superquadra Bar 

O chef Tonico Lichtsztejn comanda este bar, na Asa Norte, que é a cara da Brasília moderna. Cerveja gelada, carnes na parrilla e o já famoso arroz de costela. O Superquadra Bar é um boteco despojado, onde a parrilla e o pit smoker são os grandes destaques do ambiente. O foco da casa são as carnes e o hambúrguer.

New Koto Izakaya

Comandado pelo chef Cristiano Komiya, é ideal para uma autêntica experiência da culinária japonesa tradicional. No menu, destacam-se os pratos quentes, como a vieira flambada com shimeji, que chega ao cliente em chamas. 

Madre Teresa Deli

O melhor hambúrguer do Distrito Federal está em Taguatinga. A Madre Teresa Deli se intitula “a hamburgueria mais pobre do mundo”. Católico devoto, o proprietário Daniel Larsan criou um ambiente temático da Madre Teresa de Calcutá. A hamburgueria tem o propósito de alimentar o corpo e também alimentar a alma. Em um ambiente temático católico aconchegante com músicas gregorianas, serve hambúrgueres e steaks feitos na parrilla com muito fogo e defumação. 

Traçado Bar

Comandado por Vitor Ávila, Roberto Corrieri e Tonico Lichtsztejn, o bar apresenta alta coquetelaria clássica, moderna e brasileira, servida em ambiente totalmente informal. Para acompanhar o negroni, peça a mandioca frita cremosa.

Saborella Gelati

Quando a seca do cerrado começa a castigar, Gil corre para se refrescar com os imbatíveis gelatos da Saborella. No cardápio há sabores como tapioca, pistache, cupuaçu e graviola.

 

Veja também

Entre as principais características do TPB estão a instabilidade emocional …

Neles desnudava-se o desejo de um homem, não mais a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI