Categories: Gastronomia

Chef brasileiro cria churrasqueira baseada em instrumento que prova leis da Física

Churrasco certamente é uma das sete maravilhas gastronômicas do mundo. Certamente, estamos falando do modo de fazer brasileiro que é único e super bem-vindo em outras partes do globo. Chamado de “churrasco à brasileira”, nosso estilo de assar a carne necessariamente requer respeitar as características das carnes, a fumaça ou o calor da churrasqueira e, ainda, o sal grosso, porque quando a carne já está no ponto, dá um prazer enorme jogar as micropedrinhas brancas que se integram à suculência da carne vermelhinha. 

Tudo bem, não necessariamente esta é a forma “certa” de se fazer churrasco, até mesmo o tipo de churrasqueira pode mudar, não é mesmo? Lá em São Paulo, na “Churrascada”, o maior festival de churrasco do planeta, por exemplo, um universo de novidades são apresentadas anualmente. Este ano aconteceu em agosto e uma novidade chamou atenção: uma churrasqueira que gira — como é isso GPS? Bem, a gente explica.

O giroscópio é um instrumento criado para explicar teorias da Física, mas um certo dia o chef Marcos Livi viu e pensou: “Por que não isso se tornar uma churrasqueira?”. A criatividade aflorou e o chef foi atrás. O design e o formato serviu de inspiração e assim nasceu a SCHEEROSCÓPIO, um equipamento onde a carne é assada em movimentos circulares contínuos.

Foto: Divulgação

“Esse equipamento se destaca não só pela estética, mas pela sua técnica”, ressalta Marcos Livi. “Voltamos à ancestralidade, assando longe do fogo e sem sal. À medida que a carne vai girando, ela não pinga e, assim, vai sendo reidratada. No SCHEEROSCÓPIO, assei a costela mais suculenta da minha vida”, comemora Livi.

A novidade foi o maior sucesso da feira de churrasco e parece que o público aprovou. “Sabíamos que a ideia era revolucionária. Até então, a costela era assada parada. No SCHEEROSCÓPIO, podemos assar muitas costelas ao mesmo tempo, e trazer as pessoas para perto, para contemplar a magia do fogo e admirar a arte de assar a carne, agregando ainda mais valor a esse momento”, comenta Mauricio Della Giustina, diretor comercial da Scheer. “A força de hipnotizar do fogo pode ser lúdica, pode ter movimento. O SCHEEROSCÓPIO traz esse momento de contemplação do fogo, com a brasa e as chamas à mostra”, finaliza Livi.

Carolina Cardoso

Jornalista experiente, já atuou como editora em diversos veículos da capital. No GPS, é produtora de conteúdo e repórter de lifestyle.

Posts Recentes

“Puxadinhos”: restaurante da Asa Sul suspende atividades após demolição ordenada pela Justiça

Outros comércios serão alvos da DF Legal, resultado do combate ao uso irregular de área…

6 horas ago

Sorte? Matemática garante que jogadores quase sempre perdem nas apostas esportivas

Especialistas explicam armadilhas das bets e como ciência revela a realidade do mundo dos jogos

7 horas ago

Nunes, Boulos e Marçal estão empatados para a Prefeitura de São Paulo, diz pesquisa

A menos de uma semana das eleições, candidatos mostram números parecidos na nova Quaest

8 horas ago

Festival Em Movimento retorna com o melhor da música brasileira para Brasilia

Evento acontece no dia 05/10 na Casa de Jorge com uma premiere no dia 03…

8 horas ago

Eleições 2024: eleitores não poderão ser presos em municípios a partir desta terça (1º)

A regra não se aplica aos moradores de Brasília e demais regiões localizadas no Distrito…

8 horas ago

Itamaraty anuncia a repatriação de brasileiros que estão no Líbano

Ministério das Relações Exteriores fez o anúncio na noite desta segunda-feira (30)

8 horas ago