Em **Curitiba**, quem for ao **restaurante Manu** encontrará **um novo menu a cada visita**. O cardápio não fixo se deve à **sazonalidade** dos produtos, com **origens naturais e sustentáveis**. Sem carnes bovinas, a casa comandada por **Manu Buffara** ajudou a colocar a capital paranaense no mapa gastronômico do País.
Na última semana, Manu (agora falando da pessoa, não do restaurante) foi reconhecida como **a melhor chef mulher da América Latina**. A eleição veio da _**Latin America’s 50 Best Restaurants**_, tradicional premiação que aclama a gastronomia do continente. A premiação destaca a casa paranaense, em funcionamento desde 2011, como uma **“_ode a cornucópia de sabores brasileiros_”**.
![Manu Buffara (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Restaurante_Manu_Premiado_Primeiro_do_Sul_a_ser_Miele_One_To_Watch_089e076fc4.jpg)
>“_Este é apenas o começo para nós, e pretendemos usar essa plataforma e **o poder das vozes femininas para elevar Curitiba no cenário mundial** e mostrar em primeira mão como o envolvimento da comunidade em torno da alimentação pode levar a uma melhor qualidade de vida para todos_”, afirmou Manu nas redes sociais após receber o prêmio.
**Melhores chefs brasileiros**
Outra pauta que domina o mundo da gastronomia nesta semana é a premiação anual _**The Best Chef Awards**_, que elege os melhores profissionais do ramo ao redor do mundo. Na lista, **Manu Buffara aparece como a 48ª melhor chef do mundo**, e não é a única brasileira na lista.
**Alex Atala**, do restaurante **D.O.M.**, em São Paulo, foi considerado como o **nono melhor chef do mundo**. Além dos dois já citados, o carioca **Alberto Landgraf, do Oteque**, está na **46ª**, e **Helena Rizzo**, do restaurante **Maní**, aparece em **100ª**.
![Alex Atala, nono melhor chef de cozinha do mundo (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image_sp_R26_Hu_a177a08d91.webp)