Após demitir o cofundador Sam Altman do cargo de CEO, a OpenAI escolheu a albanesa Mira Murati, diretora de tecnologia da companhia, para ocupar o cargo de forma temporária. A OpenAI é a desenvolvedora do ChatGPT, robô que é febre por aprender constantemente e ter respostas para quase todos os assuntos.
Aos 34 anos, Mira Murati chega ao cargo cacifada pela nota da companhia, que informou que “o conselho acredita que ela está qualificada de forma única para a função e antecipa uma transição perfeita enquanto conduz uma procura formal por um CEO permanente”.
Com 34 anos, ela é nascida na Albânia, mas estudou no Canadá e graduou-se em engenharia mecânica na Dartmouth College, nos Estados Unidos. Trabalhou na Tesla, uma das empresas de Elon Musk, antes de chegar na OpenAI, em 2018. Lá, construiu bases tecnológicas de inteligência artificial, como o própio ChatGPT e o gerador de imagens DALL-E.
Altman foi demitido do cargo de CEO na sexta-feira (17). Segundo nota da OpenAI, ele não era “consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho” o que acabou por fazer com que o board desconfiasse da sua capacidade de exercer o cargo. “O conselho não confia mais na capacidade dele de continuar liderando a OpenAI”, disse a empresa.
Am sua conta no X antigo Twitter), Altman disse ter adorado o tempo na OpenAI, classificando-o como “transformador” para ele e dizendo que esperava que também o fosse “um pouco para o mundo”, elogiando ainda o talento das pessoas na empresa.