GPS Brasília comscore

Chanel: Entenda os códigos da maison francesa por meio da Astrologia

As coisas mudam, a gente muda. Uma constante é o nosso mapa astral, uma imagem semi-estática que vivemos indissociadamente à nossa maneira

Compartilhe:

Hoje escolhi falar sobre moda e astrologia dentro de um viés de legado usando um único símbolo do mapa de **_Gabrielle (Coco) Chanel_** para demonstrar como vivemos o simbólico, mesmo que inconscientemente.

Da mesma forma que o **Sol** é o centro do sistema solar e todos os planetas giram em torno dele, o Sol no mapa pode ser visto como o _coração das nossas motivações_, onde as outras funções planetárias devem ser integradas a ele antes de atingir o **plano de ação**.

Usarei justamente o Sol do mapa natal de _Gabrielle Chanel_ para mapear como essa simbologia que se manifesta em sua _história_ e perdura entre códigos da marca francesa que carrega seu nome.

**Coco** nasceu quando o Rei dos Astros transitava pelo signo de **Leão**, lugar onde expressa sua **essência** com _facilidade e naturalidade_, sem necessidade de filtros. É comum ouvir do nosso grupo social o entendimento de que tal indivíduo leonino gosta de ser o _centro das atenções_ e, por isso, se destaca com facilidade.

![Mapa Astral de Gabrielle Chanel. Ascendente em Sagitário e Sol no signo de Leão](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image16_a9fc779747.png)

Na Astrologia, quando um planeta está no signo que consegue ser ele mesmo, dizemos que ele está domiciliado (em casa). É o caso de Sol em Leão. A simbologia clássica do Sol é de **luz e intelecto** – no sentido de percepção mental – , assim como _movimento, reputação, autoridade sobre as massas, mestre, pai e nobreza_.

Leão expressa **transcendência, eternidade e espírito**, assim como legado, nobreza e fama. Todas essas características são inerentes à estilista que dá nome a uma das casas de moda mais reconhecidas ao redor do mundo por seus códigos de _elegância e simplicidade_.

Para ficar menos abstrato, basta lembrar do enredo do filme _O Rei Leão_, que reúne todos esses elementos de valor adjetivo que qualificam uma figura solar-leonina.

Existem astrólogos que gostam da analogia dos signos como **_roupas que os planetas vestem_**. Nessa linha de pensamento, um Sol em Leão equivale a uma indumentária de alta-costura, sob medida e _effortless_.

![testando 1 2 3](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image6_70eedaadb5.jpg)

Coco foi uma designer **perfeccionista** que tem o ‘modelo masculino’ enraizado na essência de seu estilo. A ideia básica do seu _tailleur_, variação feminina do terno, vem dos uniformes militares. Ela **revolucionou a Moda** e o comportamento feminino que dominou o século XX a partir da inspiração no vestuário e entendimento masculino de ‘poder’.

Na astrologia, o Sol representa justamente o **masculino**, aquilo que precisa ser exteriorizado e expressado, assim como a chama do fogo que doa livremente seu calor para o que está ao redor, mas também **domina** e consome o que está ao seu redor como **combustível**.

Na infância, Coco foi _abandonada em um orfanato_, mas por meio de sua ambição solar encorajou as mulheres a se vestirem com **conforto, simplicidade** e para si mesmas – e não exclusivamente para seus companheiros.

Retomando a simbologia do Sol, a **ambição** e direção de movimento estão conectadas ao posicionamento desse planeta no mapa. No caso de Chanel, podemos interpretar que ela saiu da pobreza material para criar a _marca de moda mais icônica do século 20_ por meio de uma **visão de mundo** única para a época.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image14_f99b527d68.png)
![Gabrielle Chanel em seu apartamento acima do atelier da rue Cambon, 31, em Paris, em 1957. Seu apartamento era decorado com opulência e incluía uma série de esculturas de leões que a acompanhavam. Foto: Mike de Dulmen](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image2_e307058ece.png)

Aos 88 anos, quando morreu em seu apartamento no _Ritz_ em **Paris**, Gabrielle Chanel ainda estava oficialmente trabalhando. Ela triunfou sobre a adversidade de seu nascimento humilde e duas guerras mundiais, construindo uma cultura de **luxo** e simplicidade que **atravessa gerações**. **_E isso é legado_**.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image7_68e8de0359.png)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image9_710586c825.png)
![Apresentação Chanel no Grand Palais.Na época, sob direção criativa de Karl Lagerfeld para Alta-Costura Outono-Inverno 2010-2011](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image11_42c80d4b7e.png)

>“Eu sou leonina e, como um leão, uso minhas garras para evitar que as pessoas me façam mal. Mas, acredite, eu sofro mais por atacar do que por ser atacada.” Gabrielle Chanel.

Dentro de um mercado ultra **competitivo** como o da moda, as grandes marcas se diferenciam por sua _tradição_. **Chanel**, a marca, sempre revisita o **universo criativo** de sua criadora e celebra os códigos que distinguem Gabrielle Coco Chanel.

![Fragrância Le Lion de Chanel, lançada em 2020](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image12_e9d9ab7947.png)

![Um topázio laranja brilha na pulseira “Passionate” de Chanel com um leão cravejado de diamantes e um punho composto por quatro fileiras de elos rígidos de ouro, parte da coleção de alta joalheria L’Esprit du Lion](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image8_dbcadca760.png)

Difícil acreditar que **Chanel** não se identificava com a energia leonina quando podemos verificar registros imagéticos do Leão em fotografias de arquivo e referências diretas em sua _maison_ anos após sua morte e, finalmente, até mesmo cravado em pedra em seu túmulo.

![O túmulo de Coco Chanel no cemitério de Bois-de-Vaux, Lausanne](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/image1_2ad9342611.png)

Meu ponto é: vivemos os símbolos astrológicos de nosso mapa de forma consciente ou não. Chanel os conhecia e se empoderou deles. E, em síntese, o que movimentou {Sol} **_Gabrielle (Coco) Chanel_** no mundo foi **transcender** seu legado {Leão} para o estilo feminino!