Nesta quinta-feira (17), a Chanel anunciou que Nova York foi a cidade escolhida para receber o desfile Métiers d’Art, marcado para 2 de dezembro. Esta será a primeira vez que a maison irá à cidade em sete anos, e desta vez, sob a direção criativa de Matthieu Blazy. O local exato do evento será divulgado posteriormente.
O presidente de moda e da Chanel SAS, Bruno Pavlovsky, disse estar encantado com a escolha de Nova York por Matthieu Blazy para seu primeiro desfile Métiers d’Art. “Ele fará a energia criativa da cidade que ele conhece tão bem ressoar com o savoir-fair excepcional da casa”, afirmou.
A conexão da Chanel com os Estados Unidos vem desde os anos 1930, quando Gabrielle “Coco” Chanel cruzou o oceano Atlântico pela primeira vez. A última vez que a maison desfilou em Nova York foi em 2018, ainda sob direção de Karl Lagerfeld, o desfile Métiers d’Art “Paris-New York” no Metropolitan Museum of Art em 2018. A coleção, inspirada no antigo Egito, foi apresentada em frente ao Templo de Dendur.
“Foi o último desfile do Karl, então sempre ficamos um pouco nostálgicos quando falamos sobre isso entre nós. Mas voltar a Nova York com Matthieu e o início de uma nova temporada é muito emocionante”, disse Bruno à imprensa.
Este será o segundo desfile de Blazy para a Chanel. Sua estreia está marcada para o mês de outubro, na temporada de primavera-verão 2026 ready-to-wear da Semana de Moda de Paris.
Em nota, a Chanel afirma que Blazy está muito animado para a apresentação em Nova York. “É uma cidade que ele conhece bem, onde ele morou e trabalhou. Nova York é sempre uma escolha ousada, porque é uma das cidades mais importantes para nós em termos de imagem e negócios. Seguir Matthieu até Nova York será cheio de surpresas para todos”, afirmou Bruno.
No anúncio, a Chanel lançou o primeiro teaser visual da direção de Blazy: um mapa vintage do metrô de Nova York com o logotipo da marca.
Métiers d’Art
Apresentado tradicionalmente na temporada de pré-outono, o desfile Métiers d’Art celebra o trabalho dos ateliês especializados da Chanel, muitos deles reunidos no Le19M, em Paris. A coleção já passou por cidades como Tóquio, Roma, Edimburgo, Salzburgo, Dallas, Hangzhou, Manchester e Dakar.