GPS Brasília comscore

Chanceler reitera críticas a Israel durante oitiva no Senado

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal ouviu, nesta quarta-feira (14), o ministro de Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, que  convidado para prestar informações sobre as ações da pasta e esclarecer a posição do Brasil em relação à guerra na Ucrânia e na Faixa de Gaza, na Palestina. Durante a reunião, o ministro condenou o ataque terrorista do Hamas a Israel em outubro de 2023, assim como a reação militar israelense em Gaza, que considera desproporcional.

“Nossa mensagem foi sempre isso: apoio à operação de retirada de brasileiros que desejam retornar; apoio a todas as iniciativas para que não faltasse água, luz, remédios e hospitais em Gaza; apelo por corredor humanitário, pelo cessar fogo, pela retomada das negociações e pela liberação dos reféns. É preciso condenar e repudiar a atrocidade do ataque terrorista sofrido por Israel no dia 7 de outubro. Sim, Israel tem o direito de defender sua população, mas isso tem de ser feito dentro de regras do direito internacional. A cada dia que passa, no entanto, resta claro que a reação de Israel ao ataque sofrido tem sido extremamente desproporcional e não tem como alvo somente aqueles responsáveis pelo ataque, mas todo o povo palestino”, disse o ministro.

Além disso, Vieira fez um apelo por corredores humanitários, cessar-fogo, retomada das negociações e liberação dos reféns na região. Ele também mencionou o bloqueio de doações humanitárias por parte de Israel e a crítica feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à resposta militar de Israel em Gaza.

Em relação à situação na Ucrânia, o ministro destacou a posição do Brasil de buscar a diplomacia e condenar a violação da integridade territorial do país. Ele ressaltou a importância do diálogo e da paz para evitar uma escalada do conflito, que poderia ter sérias consequências para o mundo, incluindo ameaças de uso de armamento nuclear.

Durante a audiência, senadores como Sergio Moro e Eduardo Girão questionaram a postura do governo brasileiro em relação a outros países e conflitos internacionais. Vieira reiterou a importância da relação diplomática com todas as nações e destacou o trabalho do Ministério em questões como a Celac e o Mercosul, além de futuras visitas de líderes internacionais ao Brasil.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.