GPS Brasília comscore

Cervejas e drinks sem álcool conquistam cada vez mais jovens

Aproveitando o momento, novas marcas agitam o mercado com opções para diferentes gostos

Cada vez mais os jovens consumindo menos álcool. Diversas pesquisas mostram que o número de pessoas da geração Z que tem mudado a relação com o álcool com o passar do tempo, o que era raro de se ver nas últimas décadas. Com isso, diversas marcas, tradicionais e novas no mercado, exploram o mercado e apostam em novidades. 

A mais recente, realizada pela Mind & Hearts, empresa do grupo HSR Specialist Researchers, entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano, mostrou que 36% dos mais jovens consomem álcool apenas mensalmente ou menos. Já entre as gerações Y e X, pessoas com idade entre 26 e 60 anos, o percentual é de 32%. O levantamento ouviu 677 brasileiros que têm o hábito de beber.

Além disso, os consumidores da geração Z foram os que mais relataram considerar reduzir ou abandonar as bebidas alcoólicas: 88% contra 81% na geração Y e 85% na X. 

Em janeiro, uma campanha conhecida no mundo todo incentiva as pessoas passarem o mês sem consumir álcool: Dry January. No entanto, muitas pessoas têm estendido a campanha e mantendo baixo ou zero o consumo de bebidas alcóolicas. Em São Paulo, um quiosque abriu recentemente para comercializar apenas com bebidas sem álcool e tem sido um sucesso entre os jovens. 

O intuito do Bankiro é oferecer opções para sair do óbvio para quem não quer ou não gosta de álcool, mas também não quer ficar apenas na água, suco ou refrigerante. De cervejas sem álcool a kombuchas, no Bankiro é possível encontrar mais de 10 marcas de bebidas.

A comunicóloga Lara Araújo aprova a tendência. “Amei a ideia. Evito bebidas alcoólicas e, por esse motivo, não consigo beber cerveja e drinks com frequência, o que eu adoro. A cerveja sem álcool, inclusive, tem opções restritas e apenas tradicionais. Agora já estou ansiosa pra provar todos esses novos sabores“, comenta. 

Cervejas 

Longe dos conceitos das cervejarias tradicionais que possuem a linha “zero”, o número de novas marcas de cervejas, incluindo as artesanais, sem álcool tem aumentado, com opções diferentes, criando um mercado cada vez mais promissor. Mas atenção que a maioria tem um residual de álcool de até 0,5%, por isso é sempre bom conferir o rótulo. 

A Sim!, de Campinas, foi a primeira cervejaria do Brasil a dedicar toda a produção às versões sem álcool, em 2024. A marca lançou primeiro as versões summer, ginger e IPA, e depois a edição sazonal da série Sour N’ Salt, cervejas levemente salgadas, nos sabores melancia e maracujá.

A Hello, Sunshine, da Dádiva, é bem refrescante e com aromas frutados. Ela pode ser encontrada em alguns bares e no Bankiro. 

A Etapp Beer se diz uma cerveja artesanal sem álcool feita 100% de DNA esportivo. Destinada para atletas que amam a bebida, mas não podem descuidar da performance o produto conta com quatro opções: Catharina Sour, Session IPA, Golden e Dry Stout.

Já a IPA da Campinas é complexa e premiada no World Beer Awards, de Londres. Com lúpulos americanos, ela tem aroma cítrico e 40 IBU, que é a escala do amargor da cerveja.

A Luci é outra marca que aposta nas cervejas sem álcool e com sabores e um amargor bem discreto. Atualmente, ela tem três versões: a hop lager, a pilsen com café e a catharina sour, com cambuci e jabuticaba.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Hoje é o Dia Internacional do Vinho do Porto, uma …

Como a estrutura familiar afeta a formação dos núcleos urbanos

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI