GPS Brasília comscore

Cervejas e drinks sem álcool conquistam cada vez mais jovens

Aproveitando o momento, novas marcas agitam o mercado com opções para diferentes gostos

Cada vez mais os jovens consumindo menos álcool. Diversas pesquisas mostram que o número de pessoas da geração Z que tem mudado a relação com o álcool com o passar do tempo, o que era raro de se ver nas últimas décadas. Com isso, diversas marcas, tradicionais e novas no mercado, exploram o mercado e apostam em novidades. 

A mais recente, realizada pela Mind & Hearts, empresa do grupo HSR Specialist Researchers, entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano, mostrou que 36% dos mais jovens consomem álcool apenas mensalmente ou menos. Já entre as gerações Y e X, pessoas com idade entre 26 e 60 anos, o percentual é de 32%. O levantamento ouviu 677 brasileiros que têm o hábito de beber.

Além disso, os consumidores da geração Z foram os que mais relataram considerar reduzir ou abandonar as bebidas alcoólicas: 88% contra 81% na geração Y e 85% na X. 

Em janeiro, uma campanha conhecida no mundo todo incentiva as pessoas passarem o mês sem consumir álcool: Dry January. No entanto, muitas pessoas têm estendido a campanha e mantendo baixo ou zero o consumo de bebidas alcóolicas. Em São Paulo, um quiosque abriu recentemente para comercializar apenas com bebidas sem álcool e tem sido um sucesso entre os jovens. 

O intuito do Bankiro é oferecer opções para sair do óbvio para quem não quer ou não gosta de álcool, mas também não quer ficar apenas na água, suco ou refrigerante. De cervejas sem álcool a kombuchas, no Bankiro é possível encontrar mais de 10 marcas de bebidas.

A comunicóloga Lara Araújo aprova a tendência. “Amei a ideia. Evito bebidas alcoólicas e, por esse motivo, não consigo beber cerveja e drinks com frequência, o que eu adoro. A cerveja sem álcool, inclusive, tem opções restritas e apenas tradicionais. Agora já estou ansiosa pra provar todos esses novos sabores“, comenta. 

Cervejas 

Longe dos conceitos das cervejarias tradicionais que possuem a linha “zero”, o número de novas marcas de cervejas, incluindo as artesanais, sem álcool tem aumentado, com opções diferentes, criando um mercado cada vez mais promissor. Mas atenção que a maioria tem um residual de álcool de até 0,5%, por isso é sempre bom conferir o rótulo. 

A Sim!, de Campinas, foi a primeira cervejaria do Brasil a dedicar toda a produção às versões sem álcool, em 2024. A marca lançou primeiro as versões summer, ginger e IPA, e depois a edição sazonal da série Sour N’ Salt, cervejas levemente salgadas, nos sabores melancia e maracujá.

A Hello, Sunshine, da Dádiva, é bem refrescante e com aromas frutados. Ela pode ser encontrada em alguns bares e no Bankiro. 

A Etapp Beer se diz uma cerveja artesanal sem álcool feita 100% de DNA esportivo. Destinada para atletas que amam a bebida, mas não podem descuidar da performance o produto conta com quatro opções: Catharina Sour, Session IPA, Golden e Dry Stout.

Já a IPA da Campinas é complexa e premiada no World Beer Awards, de Londres. Com lúpulos americanos, ela tem aroma cítrico e 40 IBU, que é a escala do amargor da cerveja.

A Luci é outra marca que aposta nas cervejas sem álcool e com sabores e um amargor bem discreto. Atualmente, ela tem três versões: a hop lager, a pilsen com café e a catharina sour, com cambuci e jabuticaba.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Historicamente, o surgimento e a explosão dos ultraprocessados coincidem com …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.