GPS Brasília comscore

CEPI Sarah Kubitschek é inaugurado

Construído no Sol Nascente, creche leva o nome da inesquecível primeira-dama e irá atender 188 crianças da região
Inauguração do CEPI Sarah Kubitschek
Na inauguração do CEPI Sarah Kubitschek, crianças ofereceram presentes ao empresário Paulo Octávio e ao governador Ibaneis Rocha. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Compartilhe:

O Sol Nascente ganhou a mais moderna creche do Distrito Federal nesta terça-feira (17). O Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Sarah Kubitschek foi entregue à população pelo governador Ibaneis Rocha, pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e pelo empresário Paulo Octávio, patrocinador da obra. A unidade, localizada na Quadra 500 do Trecho 1, vai atender 188 crianças em período integral, do berçário ao maternal.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, esta foi mais uma entrega importante para a região. “É bela parceria feita entre o GDF e as Organizações PaulOOctavio, aqui representadas pelo Paulo, pelo André Kubitschek e pela Anna Christina. Uma parceira também com o Ministério Público, que nos apoiou em todos os momentos e vem nos ajudando muito, junto com o Tribunal de Justiça, na pauta da educação da primeira infância. A secretária Hélvia Paranaguá tem se empenhado ao máximo para baixar o número de crianças que estão na fila das creches. A gente viu a alegria destas crianças, neste ambiente maravilhoso que foi construído pela PaulOOctavio”, destacou.

A seu lado, o empresário Paulo Octávio elogiou a qualidade da arquitetura do CEPI Sarah Kubitschek. “Esse é um projeto ousado e inovador, feito pelas arquitetas da Secretaria de Educação pensando na criança, que tem de ter acesso a cadeiras, banheiros e refeitório. Tudo está integrado em torno delas. A creche vem em boa hora, para atender a alta demanda, e a PaulOOctavio está feliz em contribuir com o desenvolvimento social desta regiãoa. A homenagem a Dona Sarah Kubitschek é muito simbólica também, e nós estamos unindo o pai e a mãe de Brasília, pois aqui ao lado está a Escola Classe JK”, destacou, lembrando a unidade também construída pela PaulOOctavio e entregue em 2020.

“Estarão sendo formadas aqui os líderes do amanhã, com um tratamento até melhor que o dado em muitas escolas mais tradicionais. Fico feliz em fazer parte deste projeto. Ao inaugurar esta creche, podemos ver a alegria das crianças e das mães, que vão poder trabalhar sabendo que seus filhos estarão bem alimentados e bem cuidados”, disse o empresário.

André Octávio Kubitschek discursa no CEPI Sarah Kubitschek
Representando sua família, André Octávio Kubitschek discursa na inauguração do CEPI Sarah Kubitschek. Foto: Rayra Paiva

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e de representantes da família de JK e de Dona Sarah Kubitschek, como a neta Anna Christina Kubitschek, presidente do Memorial JK, e do empresários André Octávio Kubitschek e Felipe Octávio Kubitschek, os únicos bisnetos do casal nascidos em Brasília.

Coube a André Octávio Kubitschek falar em nome da família de Dona Sarah. Após agradecer a homenagem feita à bisavó, ele destacou o papel da ex-primeira-dama na história do Brasil. “Esta escola tem um significado muito especial, pois carrega o nome de uma mulher da qual muito me orgulho. Minha bisaavó foi uma das primeiras-damas mais atuantes do Brasil, sempre interessada no bem comum e em projetos sociais com o intuito de fortalecer milhares de famílias”, disse, lembrando a criação das Pioneiras Sociais, de apoio às mulheres e crianças de baixa renda, e o hospital Sarah Kubitschek, hoje uma rede nacional de referência em reabilitação e tratamento ortopédico.

“Ela também foi responsável pela criação dos primeiros comitês femininos, o que estimulou a participação ativa das mulheres na política. E teve em suas mãos o grande desafio de, ao lado de Oscar Niemeyer de edificar o Memorial JK, eternizando a história do nosso fundador, e que hoje é uma das joias da arquitetura de Brasília e o museu mais visitado da nossa Capital”, completou, lembrando ainda o exemplo de “coragem, ousadia, talento, responsabilidade e competência” que ela foi.

Inauguração CEPI Sarah Kubitschek
Fernanda Rosa da Silva agora tem um lugar seguro para deixar a pequena Ayla, de 1 ano. Foto Renato Alves/Agência Brasília

Atendimento à população
O CEPI Sarah Kubitschek tem 1.637,63 m² de área construída, com toda a infraestrutura necessária para que crianças até 3 anos passem 10 horas por dia na instituição. Com dez salas de aulas, uma sala multiuso, lactário e sala de amamentação, pátio coberto, parquinho, cozinha, refeitório e estrutura administrativa completa, a unidade conta ainda com chuveirões na área externa para aplacar o calor dos dias mais quentes.

Para mães com filhos pequenos, o CEPI Sarah Kubitschek é um divisor de águas. “Eu estava trabalhando apenas nos finais de semana porque não tinha quem cuidasse da Ayla, que tem 1 aninho”, afirmou a cuidadora Fernanda Rosa da Silva, de 23 anos. “É maravilhoso saber que poderei aumentar a renda da família enquanto minha filha ficará segura em uma creche”, completa.

Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, casos como o de Ayla e Fernanda são incentivos à política de educação infantil. “A creche tem um valor muito importante, principalmente em regiões onde as mães precisam ter um espaço para deixar seus filhos enquanto trabalham”, explica. “Temos, ainda, a construção de outras 17 unidades em processo de licitação. Vamos conseguir diminuir bastante a espera por vagas”, informou. (Com Agência Brasília)