Centro Pompidou adquire obras e documentos de designers brasileiros

Os brasileiros são descritos como "figuras importantes do design contemporâneo"

O Centro Pompidou vai adquirir cerca de setenta obras e documentos dos designers brasileiros Humberto e Fernando Campana, anunciaram o estúdio dos dois irmãos e o museu parisiense de arte moderna.

“Recebi com alegria a confirmação do Centro Pompidou sobre a aquisição de nossas obras para sua coleção”, declarou em comunicado Humberto Campana, o mais velho, nascido em 1953. Seu irmão mais novo faleceu em 2022.

“No início de 2025, o Studio Campana, assim como editores e a galeria Friedman Benda, doaram à coleção de design do Centro Pompidou cerca de 70 obras, acompanhadas de um conjunto de cerca de 20 cadernos de esboços”, informa o site do Centro Pompidou.

Os brasileiros são descritos como “figuras importantes do design contemporâneo”.

“Extraindo referências de todos os campos da arte, eles contribuíram para a transformação da linguagem do design contemporâneo por meio de sua abordagem de reaproveitamento ou de sua visão animista do objeto, marcada pela cultura brasileira”, acrescenta o museu.

Cadeiras como a Cone, Banquete e Sushi fazem parte da aquisição. O Studio Campana informou que a operação se tornou viável por contribuições de empresas patrocinadoras “como Edra, Louis Vuitton, Alessi e Bernardaud”.

O anúncio foi feito dois dias após a assinatura de um protocolo de acordo para a abertura de um Centro Pompidou em Foz do Iguaçu, no Paraná, próximo às fronteiras com o Paraguai e a Argentina. A inauguração está prevista para novembro de 2027.

O ano de 2025 será marcado por uma “temporada França-Brasil”, com uma programação cultural que celebra a cooperação entre os dois países.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI