GPS Brasília comscore

Centro de Dança terá residência em dança contemporânea

Coreógrafo moçambicano Idio Chichava, residente na Europa, será o responsável pelas atividades

Compartilhe:

O coreógrafo moçambicano Idio Chichava está em Brasília para uma residência artística em dança contemporânea. As atividades fazem parte do Movimento Internacional de Dança, que também vai incluir atividades em escolas públicas.

 

Idio Chichava é residente na Europa e já passou por vários países mostrando suas técnicas e com espetáculos. Entre 68 inscritos na residência, vinte foram escolhidos para participar das atividades, fomentadas pelo Fundo de Apoio à Cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura. Os participantes receberão uma ajuda de custo de R$ 800.

 

“Vamos oferecer aos dançarinos, bailarinos e coreógrafos do Distrito Federal a vanguarda da arte negra que é produzida através da dança. Idio Chichava atua em várias partes do mundo, tendo sólido vínculo na Europa e em outros continentes”, explica Sérgio Bacelar, diretor-geral do evento.

 

O Movimento Internacional de Dança vai realizar a residência no Centro de Dança do Distrito Federal, localizando no Setor de Autarquias Norte.

 

São Sebastião

O coreógrafo Idio Chichava participará de outra ação com apoio do FAC. Até 29 de abril, no Instituto Garatuja de Dança e Cidadania, em São Sebastião, ocorre o Conexão África, projeto de oficinas de danças afro, contemporâneas, ministradas pelo moçambicano e por dançarinos da Companhia Corpos Entre Mundos.

 

Nesse projeto, foram selecionados 20 jovens, que receberão uma ajuda de custo de R$ 250. A iniciativa prevê ações socioeducativas de formação e, ao todo, 60 jovens do Varjão, Itapoã e São Sebastião tiveram 54 horas de práticas que incluem dança.