O universo criado pela Disney é, de fato, um mundo encantador. A produtora este ano, 2023, completa 100 anos e por todo esse tempo foi um dos responsáveis por permitir que crianças adentrassem em universos oníricos e encantados. Por outro lado, apesar de toda a beleza explícita à Disney, há também o aspecto que poderíamos chamar de “obscuro” dentro das histórias e desenhos do estúdio.
Por aqui elencamos cinco dessas histórias. No universo da ficção, inclusive, há sim espaço para imaginação até nessas teorias, algumas confirmas e outras ainda no ar. Confira:
1. A turma do Ursinho Pooh e a saúde mental
O que o Ursinho Pooh e a sua turma pode nos ensinar sobre transtornos mentais? Há quem diga que no desenho, cada personagem representa uma questão mental. O amado ursinho teria TDAH e transtorno alimentar; já o Leitão apresentaria Transtorno de Ansiedade Generalizada, enquanto que o Tigrão seria hiperativo e bipolar.
O Bisonho, o burro, tem depressão, talvez o transtorno mais notável de todo o desenho. No caso de Abel, o coelho, também não é muito difícil de suspeitas: Transtorno Obsessivo Compulsivo. Guru apresenta sinais de autismo e o Corujão, de dislexia.
O menino Cristóvão, o único humano da história, teria esquizofrenia. Os personagens anteriores, então, seriam frutos de sua imaginação fértil e representação de cada humor do garoto.
Que tal assistir um episódio do desenho com novos olhos a partir de agora?
2. Bela é avó de Jane?
Muito se aproveita dos desenhos gráficos para ocupar espaço na cena ou seriam sinais de uma correlação real? Bem, não é muita novidade, mas esse é um dos grandes mistérios da Disney, pois fãs acreditam que Jane, de Tarzan, é uma neta distante de Bela, de Bela e a Fera. Em questão de tempo também não se sabe se é possível, mas há uma dica bem curiosa que pode confirmar a teoria.
É que em um momento do filme, uma das personagens, a macaca Terk, toca xícaras e bules que se assemelham e MUITO com as louças cantoras de a Bela e a Fera. Confira:
Coincidência ou uma clara referência, outro fator que reforça a teoria é a de que os vestidos de Bela e Jane tem cortes parecidos, além da mesma cor, mas com tons diferentes.
3. Os pais de Anna e Elsa naufragaram a caminho do casamento de Rapunzel com Flynn Rider
Essa é uma teoria bastante conspiratória. Pode ser que os pais de Anna e Elsa tenham morrido a caminho do casamento de Rapunzel com Flynn Rider. Isso tudo simplesmente porque o casal aparece na cerimônia de coroação de Elsa. A história conta que os pais das então princesas teriam morrido em um naufrágio.
A teoria é trágica, mas seria uma forma de os fãs justificarem a presença do casal no universo gelado de Anna e Elsa. Há, no entanto, uma questão temporal que impede esta teoria: não teria a Rapunzel, do filme Enrolados, uma idade próxima a de Elsa? Pelo menos de aparência, é uma possibilidade, o que destruiria a teoria dos fãs, já que os pais das princesas morreram quando elas ainda eram pequenas.
4. O Capitão Gancho e Peter Pan eram melhores amigos
Peter Pan e Capitão Gancho melhores amigos? Mas de onde teriam se conhecido? Bem, essa é uma teoria confirmada, na qual conta que, na realidade, o Capitão Gancho foi uma das primeiras crianças perdidas da Terra do Nunca e, por lá, conheceu Peter e tornaram-se melhores amigos. A questão é que o Capitão queria crescer e acabou fugindo da Terra do Nunca sem dar explicações para Peter por medo dele impedir.
Anos depois, o Capitão retorna à terra de sua infância e, claro, Peter não o reconhece. A partir daí ambos começam a brigar, mas não pelo motivo que todos pensam, na verdade, Capitão Gancho tenta salvar as crianças para que todas tenham um crescimento saudável e normal, como ele teve.
Parece que o jogo virou, não é mesmo?
5. A teoria das teorias: a bruxa da Valente é, na verdade, a Boo, de Monstros S.A
Boo é a bruxa de Valente que, na realidade, ficou doida e acaba se teletransportando para tempos e espaços diferentes a fim de procurar o grande amigo, Sulley. Sim, esta é a teoria.
Uma das mais polêmicas do universo Disney, fãs suspeitam que é de Monstros S.A onde tudo começou. O tudo é a chamada Teoria Pixar que diz que todos os filmes mais recentes da Disney se passam no mesmo universo, ou seja, de UP: Altas Aventuras até Toy Story, as histórias de encostam.
Uma possível prova de que a bruxa seria Boo é um desenho escupido em madeira que aparece nada mais, nada menos que Sulley, o monstrinho azul e roxo que no imaginário infantil de Boo pode ter sido confundido com um ursinho.
A teoria, então desenvolve-se para diversos outros filmes da Disney. Mas essa história pode ficar para depois.