GPS Brasília comscore

Censo aponta que população em situação de rua no DF cresceu menos do que em outros estados

Levantamento aponta que 3.521 pessoas vivem nessa situação em Brasília

O 2º Censo da População em Situação de Rua do Distrito Federal, divulgado nesta terça-feira (29) no Palácio do Buriti, apontou que 3.521 pessoas vivem atualmente nas ruas da Capital Federal. O número representa um aumento de 19,4% em relação ao censo anterior, realizado em 2022. Apesar do crescimento, o índice é inferior ao registrado em outras capitais brasileiras, como Salvador (147%) e Fortaleza (54,3%).

A pesquisa é conduzida pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).Na semana passada, durante entrevista exclusiva ao portal GPS Brasília, o governador Ibaneis Rocha já havia comentado sobre esse aumento, frisando que é um dos menores crescimentos em todo o País. 

“Brasília é uma das cidades que menos cresceu a população de moradores de rua depois da pandemia. Nós fomos o único estado da federação que conseguimos apresentar ao Ministério Público um programa completo de acolhimento dessas famílias porque não se pode simplesmente chegar e tirá-los da rua. Você servir eles com diversos serviços do governo para fazer o acolhimento devido”, explicou.

Ibaneis disse ainda que o governo está na fase de contratação de pessoas para realizar o trabalho de acolhimento noturno. “Primeiro queremos fazer um trabalho no período noturno de dar um banho dar, uma alimentação, temos que dar condição a eles. Nós acreditamos que dá para encerrar esse ciclo desde q tenha um atendimento completo a essas pessoas”, concluiu.

 

Sobre o censo

Realizado a cada dois anos, conforme decreto, o censo tem como principal finalidade orientar a formulação de políticas públicas eficazes para a população em situação de rua.  Além da contagem da população, o levantamento traz informações detalhadas sobre o perfil socioeconômico dos entrevistados.

Confira os dados do 2º Censo:

  • 82% da população em situação de rua no DF é composta por homens;
  • 81% são negros ou pardos;
  • 84% são solteiros;
  • A faixa etária mais comum está entre 31 e 49 anos;
  • 63% dos entrevistados nasceram fora do DF, com maior presença de migrantes vindos da Bahia, Goiás, Minas Gerais e Maranhão;
  • 95% frequentou a escola em algum momento da vida;

Um dado que chama atenção positivamente é a redução significativa de crianças e adolescentes vivendo nas ruas. Em 2022, o número era de 121, e o novo levantamento aponta uma queda de 59% nesse grupo — embora o relatório não tenha detalhado o número absoluto atual. O resultado sugere avanços em ações voltadas à proteção da infância e juventude em situação de vulnerabilidade.

Por outro lado, o censo revela que 28% dos entrevistados estão em situação de rua há dez anos ou mais, o que demonstra a persistência de trajetórias crônicas de exclusão social, ainda que esse índice tenha apresentado leve queda em relação à edição anterior.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.