A **celulite** por si só já é algo que incomoda as mulheres. É a conhecida **inflamação do tecido cutâneo**. Quando unida com a palavra **infecciosa**, significa que foi desencadeada por bactérias que penetram a pele e provocam lesões dolorosas. Essa infecção acomete a derme e o tecido subcutâneo.
Para maiores esclarecimentos sobre o assunto, o **GPS** entrevistou o Doutor Werciley Júnior, infectologista e chefe da _Comissão de Controle de Infecção do Hospital Santa Lúcia_.
O Dr. Werciley explicou que normalmente a doença atinge os **membros inferiores**. E que são decorrentes de algum machucado. _”Traumas como arranhões e picadas de insetos, permitem que bactérias invadam o tecido subcutâneo e inicie o processo infeccioso_”.
É importante sempre ficar de olho, pois os **sintomas** são **vermelhidão, dor, saída de secreção, calor na área e principalmente inchaço**.
A melhor maneira de **evitar a doença**, é cuidar da pele se preservando de pequenas lesões. Pessoas ainda pré-dispostas precisam ter o cuidado dobrado. _”Diabéticos, obesos, pessoas que têm os membros inchados, ou problemas no vasos sanguíneos, podem usar meias de compressão, além de hidratar muito a pele, além de beber bastante água_”, completa o chefe da Comissão de Controle de Infecção.
![Foto: Freepik](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/eliminar_celulite_rpido2_cdf3981f3c.jpg)
O **tratamento** da celulite infeciosa é por meio de antibióticos. Ao tratar a infecção, a inflamação da pele melhora e isso faz com que a situação seja regularizada. Em caso de **negligência** no tratamento, tecidos mais profundos, como músculos e ossos, podem ser atingidos. Fica o alerta do médico Werciley: _”Neste caso, pode haver destruição da pele e até infecções generalizadas”._
_”É um problema simples no inÍcio, mas se não for tratado no começo, pode ser transformado em algo gravíssimo”_, por isso, sempre esteja em **alerta** para tudo que seu **corpo te comunica**. Saúde sempre deve vir em primeiro lugar. E em caso de dúvida, consulte um médico.