O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entregou seu celular à Polícia Federal no início da tarde desta segunda-feira (23). A informação foi confirmada pela defesa do emedebista.
Ibaneis foi alvo de operação de busca e apreensão por parte da Procuradoria-Geral da República na última sexta-feira (20).
O governador afastado é investigado no inquérito do Ministério Público Federal que apura a possível omissão de autoridades durante os atos terroristas do último dia 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes.
Fernando de Souza Oliveira, ex-secretário executivo da Segurança Pública do DF, também é investigado no inquérito. Em depoimento, Oliveira acusou o ex-secretário Anderson Torres de viajar para os Estados Unidos sem qualquer diretriz a respeito das ameaças identificadas pelos serviços de inteligência.
Ibaneis Rocha, por sua vez, afirmou que não teve qualquer ligação com os atos golpistas e prestou depoimento voluntário no último dia 13. O governador afastado não estava em Brasília no dia da operação de busca em sua residência e no Palácio do Buriti. “_Não há nada que possa me ligar aos golpistas_”, afirmou Ibaneis na ocasião.