GPS Brasília comscore

Celina encaminha mensagem para reajuste das forças policiais

Reivindicação é antiga da PCDF, PMDF e CBMDF e agora segue para análise do Palácio do Planalto

Compartilhe:

A governadora em exercício, Celina Leão (PP), encaminhou, nesta terça-feira (28), mensagem para o Palácio do Planalto com a minuta para o reajuste de 18% das forças de segurança do Distrito Federal.

O anúncio foi feito durante solenidade no Palácio do Buriti, sede do governo local. Representantes das corporações marcaram presença para comemorar o avanço do processo.

“_Essa discussão é nossa, é dentro do nosso recurso do Fundo Constitucional. E nós não podemos falar que nós temos a melhor do Brasil, com o pior salário do Brasil. Nós não podemos falar isso. A polícia fica por muitas vezes desmotivada. E eu não tenho dúvidas da minha responsabilidade como governadora interina, e que espera ansiosamente a volta do nosso governador, de dar aquilo que é necessário, que é esse reajuste tão esperado pelas nossas forças de segurança_”, disse Celina.

As categorias reivindicavam a remuneração há vários anos e uma mensagem chegou a ser encaminhada para o Executivo federal, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), mas o ex-presidente não deu andamento aos pedidos por meio de uma medida provisória.

De acordo com o Governo do Distrito Federal, o aumento terá impacto anual de quase R$ 1,5 bilhão. O valor não sairá dos cofres da União, mas sim do Fundo Constitucional do DF.

O reajuste precisará do aval da Presidência da República e também do Congresso Nacional.